A regionalização do turismo no litoral do Paraná (Brasil): análise da rede de interação entre os stakeholders

Autores

  • Jose Elmar Feger UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Cinthia Maria de Sena Abrahão UFPR - Universidade Federal do Paraná
  • Jose Manoel Gonçalves Gândara UFPR Universidade Federal do Paraná
  • Carlos Rogelio Virgen Aguilar Universidad de Guadalajara

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5374

Palavras-chave:

Turismo, Redes Sociais, Política Pública, Região Turística Litoral Paraná (Brasil).

Resumo

A temática abordada no artigo tem como input as relações entre atores envolvidos no processo de implantação da política de regionalização do turismo no Paraná. O objetivo principal foi analisar a relevância dos atores sociais na configuração do turismo da Região Turística Litoral do Estado do Paraná, tomando como referência o nível de relacionamento ocorrido entre eles. A investigação se pauta no referencial teórico metodológico da análise de redes sociais (ARS). Mediante o objeto de estudo, a investigação se caracterizou como de campo, com conotação exploratória, descritiva e quantitativa, sendo, do ponto de vista da abrangência temporal, classificada como cross-sectional. O tratamento e a análise dos dados ocorreram com uso dos softwares UCINET e NETDRAW. Foram analisados: densidade das relações, níveis de centralidade e grau de relações existentes na área de abrangência da região turística, objeto desse estudo. Na análise de resultados, fica destacado o reduzido grau de consistência da rede, o índice de 2,4% indica a baixa densidade de relacionamento entre os atores entrevistados. No que diz respeito aos atores identificados como intermediários das relações entre os demais protagonistas regionais, destacam-se a Prefeitura Municipal de Guaratuba (0,634), Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná (0,317), Associação Comercial de Guaratuba (ACIG) (0,211), Associação de Desenvolvimento do Turismo (ADETUR) (0,106) e Associação Comercial de Antonina (ACIA) (0,053). Conclui-se que, apesar de não possuírem um grau de centralidade significativo, as municipalidades revelam-se importantes elos entre os atores regionais. Além disso, observa-se pouca representatividade da instância de governança, que fica em quarto lugar no ranking dos atores identificados como pontes entre os demais envolvidos com o turismo regional.

Biografia do Autor

Jose Elmar Feger, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná.

Cinthia Maria de Sena Abrahão, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável.

Jose Manoel Gonçalves Gândara, UFPR Universidade Federal do Paraná

Doutor em turismo sustentável, professor e pesquisador do Departamento de Turismo, atuando no Mestrado em Turismo e no Mestrado/Doutorado em geografia da Universidade Federal do Paraná.

Carlos Rogelio Virgen Aguilar, Universidad de Guadalajara

Doctorado en Ciencias en Desarrollo Sustentable. Profesor Docente Titular  “B”. Departamento de Estudios Sociales y Económicos. Centro Universitario de La Costa. Universidad de Guadalajara, Jalisco, Mexico.

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

Feger, J. E., Abrahão, C. M. de S., Gândara, J. M. G., & Aguilar, C. R. V. (2019). A regionalização do turismo no litoral do Paraná (Brasil): análise da rede de interação entre os stakeholders. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(3), 1–25. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5374

Edição

Seção

Artigos