A regionalização do turismo no litoral do Paraná (Brasil): análise da rede de interação entre os stakeholders
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5374Palavras-chave:
Turismo, Redes Sociais, Política Pública, Região Turística Litoral Paraná (Brasil).Resumo
A temática abordada no artigo tem como input as relações entre atores envolvidos no processo de implantação da política de regionalização do turismo no Paraná. O objetivo principal foi analisar a relevância dos atores sociais na configuração do turismo da Região Turística Litoral do Estado do Paraná, tomando como referência o nível de relacionamento ocorrido entre eles. A investigação se pauta no referencial teórico metodológico da análise de redes sociais (ARS). Mediante o objeto de estudo, a investigação se caracterizou como de campo, com conotação exploratória, descritiva e quantitativa, sendo, do ponto de vista da abrangência temporal, classificada como cross-sectional. O tratamento e a análise dos dados ocorreram com uso dos softwares UCINET e NETDRAW. Foram analisados: densidade das relações, níveis de centralidade e grau de relações existentes na área de abrangência da região turística, objeto desse estudo. Na análise de resultados, fica destacado o reduzido grau de consistência da rede, o índice de 2,4% indica a baixa densidade de relacionamento entre os atores entrevistados. No que diz respeito aos atores identificados como intermediários das relações entre os demais protagonistas regionais, destacam-se a Prefeitura Municipal de Guaratuba (0,634), Prefeitura Municipal de Pontal do Paraná (0,317), Associação Comercial de Guaratuba (ACIG) (0,211), Associação de Desenvolvimento do Turismo (ADETUR) (0,106) e Associação Comercial de Antonina (ACIA) (0,053). Conclui-se que, apesar de não possuírem um grau de centralidade significativo, as municipalidades revelam-se importantes elos entre os atores regionais. Além disso, observa-se pouca representatividade da instância de governança, que fica em quarto lugar no ranking dos atores identificados como pontes entre os demais envolvidos com o turismo regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.