Cabaceiras, a “Roliúde Nordestina”: efeitos do cinema nas atrações e nos produtos da oferta turística

Autores

  • Amada Gama Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Valéria Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Patrícia Whebber UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5517

Palavras-chave:

Cabaceiras/PB, Cinema, Produtos e atrações cinematográficas, Turismo.

Resumo

Alguns filmes têm atraído pessoas às cidades usadas como cenários, a seus estúdios de produção ou a lugares que são ícones na cinematografia. O cinema, portanto, tem se consolidado como ferramenta de desenvolvimento turístico, levando cidades ao redor do mundo, usadas como locações fílmicas, a adaptarem sua oferta turística, criando produtos e atrações cinematográficas. No Brasil, entretanto, são poucos os exemplos de uma relação bem-sucedida entre turismo e cinema. Um dos mais significativos é a cidade de Cabaceiras, na Paraíba, conhecida como a “Roliúde Nordestina” por ter sido palco de mais de vinte produções. Considerando exemplos gerais e o caso específico de Cabaceiras, este artigo apresenta os efeitos do cinema no turismo a partir das possibilidades de criação de produtos e atrações turísticas. Para isso, o estudo teórico-exploratório-qualitativo usa revisão de literatura bibliográfica, além de análise de filmes e de páginas na Internet. A escolha do universo foi feita com a técnica de amostragem não-probabilística, por julgamento e conveniência. Os resultados apresentam ações realizadas em Cabaceiras, tendo como base o cinema, que visam, dentre outros objetivos, o incremento do turismo, tais como o letreiro à entrada da cidade, o Museu Cinematográfico e a sinalização de cenários. Em conclusão, percebe-se que as ações locais em Cabaceiras corroboram com o que autores têm sugerido para cidades-cenário desenvolverem o turismo cinematográfico e critica-se a forma de realização de algumas delas. Novos tópicos de pesquisa futura são sugeridos, dentro da temática abordada.

Biografia do Autor

Amada Gama Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Graduada em Turismo na Universidade Federal da Paraíba e Mestre em Turismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Valéria Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Turismo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Natal – RN, Brasil.

Patrícia Whebber, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Turismo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, Natal – RN, Brasil.

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Tavares, A. G., Araújo, V., & Whebber, P. (2019). Cabaceiras, a “Roliúde Nordestina”: efeitos do cinema nas atrações e nos produtos da oferta turística. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(3), 90–112. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5517

Edição

Seção

Artigos