O espaço turístico de Parnaíba-PI nas fotografias on-line, por meio das hashtags #parnaiba e #deltadoparnaiba: Uma análise na rede social Instagram

Autores

  • André Riani Costa Perinotto UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI - Campus Parnaíba - Curso de Turismo
  • Carlos Eduardo Sousa Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Leonardo Farias da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Vinicius Boneli Vieira Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5570

Palavras-chave:

Hashtag, Instagram, Fotografia, TICs, Turismo.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo a monitorização das  hashtags  #parnaiba e #deltadoparnaiba,espaço turístico da cidade de Parnaíba, Piauí, Brasil, através da rede social Instagram,  assim como, perceberessas devidas hashtags como promovedora no turismo da cidade. Nesse sentido, essa pesquisa teve como basede dados o software Keyhole, na qual foram analisados os requisitos:  postagens, comercial, noivado, alcance,impressões, e as  hashtags  e palavras chaves que estão relacionadas com as mesmas. Portanto, a metodologiautilizada trata-se da classificação bibliográfica, e a pesquisa netnográfica, aplicada do período de 8 de agosto a 7de setembro de 2018. Dessa forma, os seguintes dados coletados foram analisados e estruturados conforme oKeyhole. Sendo assim, verificou-se que as hashtags #parnaiba e #deltadoparnaiba são utilizadas no Instagramcomo um diferencial propulsor para a divulgação destes espaços almejados nas hashtags, assim como contribuiperpendicularmente para a fidelização dos turistas, através das fotografias postadas nesta rede. Palavras-chave: Hashtag; Instagram; Fotografia; TICs; Turismo

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI - Campus Parnaíba - Curso de Turismo

Graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Especialização em Docência para Ensino Superior em Turismo e Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP). Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Rio Claro). DOUTOR em Ciências da Comunicação – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor - D. E. (Efetivo) – Curso de Turismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI, Parnaíba). Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Carlos Eduardo Sousa Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduando em Turismo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CMRV, Parnaíba – PI, Brasil

Leonardo Farias da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Graduando em Turismo. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – CMRV, Parnaíba – PI, Brasil. Email: [email protected]

Vinicius Boneli Vieira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Geografia. Universidade Federal do Paraná – UFPR. Professor Assistente do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Piauí - UFPI, Campus Ministro Reis Velloso.

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Perinotto, A. R. C., Alves, C. E. S., da Silva, L. F., & Vieira, V. B. (2020). O espaço turístico de Parnaíba-PI nas fotografias on-line, por meio das hashtags #parnaiba e #deltadoparnaiba: Uma análise na rede social Instagram. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(1), 1–22. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5570

Edição

Seção

Artigos