Museus e Tecnologias da Informação e Comunicação: uma revisão sistemática da literatura na EBSCOhost
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.5716Palavras-chave:
Tecnologia da informação e comunicação. Museus. Revisão sistemática de literatura.Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar as principais constatações de pesquisas acadêmicas sobre museus e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), por meio de uma revisão sistemática de literatura, utilizando o método Systematic Search Flow (SSF). A pesquisa compreendeu a plataforma de dados internacional EBSCOhost, fornecendo um panorama dos artigos indexados a esta base de dados. Como principais resultados, constata-se que as pesquisas revelam: a) Uma tendência do aumento do uso das TICs nas exposições museológicas; b) Que a adoção das TICs por parte dos museus permite uma melhor compreensão e análise do comportamento dos visitantes e melhoria dos processos de aprendizagem; c) A necessidade e importância do planejamento da adoção das TIC em exposições; d) O roteiro de observação denominado por Método Tracking aparece como metodologia mais difundida; e) A presença de tecnologias em exposições influencia diretamente no tempo de permanência dos usuários nos museus. De forma prática, esta pesquisa contribui para o entendimento dos museus como importantes atrativos turísticos, trazendo insights e reflexões sobre as vantagens da adoção das tecnologias da informação e comunicação (TICs) por parte destas instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.