A região turística da Baixada Fluminense (RJ): entre o verde e a violência
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.5738Palavras-chave:
Baixada Fluminense, Baixada Verde, Turismo, ViolênciaResumo
A Baixada Fluminense, localizada no entorno da cidade do Rio de Janeiro e integrada como região metropolitana em conjunto com a capital, é retratada no imaginário e no real como território de subdesenvolvimento, atraso, pobreza e violência. Apesar dessa realidade violenta, no segundo semestre de 2017, dez dos treze municípios da Baixada Fluminense foram agrupados ineditamente em uma nova região turística do estado, batizada como Baixada Verde. O objetivo principal desse trabalho foi investigar os principais entraves ou pontos fracos para o desenvolvimento do turismo na região. A partir da suposição de que a violência e a ausência de segurança pública são os principais problemas para o desenvolvimento da atividade turística, a metodologia desse trabalho foi delineada. Foi utilizada nessa pesquisa revisão de literatura a respeito da história e da violência na Baixada. Como principal técnica que levou à análise e discussão de resultados está a aplicação de entrevistas estruturadas e com 8 entrevistados escolhidos não aleatoriamente, mas devido aos cargos de trabalho que ocupam e posteriormente analisadas sob a ótica da análise de conteúdo. O resultado alcançado reforça a suposição da violência como problemática, mas tem destaque em outros achados como a falta ou precária tanto infraestrutura, quanto planejamento, além de pouco investimento e falta de vontade política de desenvolver o turismo na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.