Hospitalidade em parques temáticos: o jeito Disney de fidelizar

Autores

  • Paula Delpoio Pereira Bacharel em Turismo, Universidade Federal de Ouro Preto, MG
  • Alissandra Nazareth de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v14n2.5762

Palavras-chave:

Excelência. Fidelização. Hospitalidade. Parque temático. Walt Disney World.

Resumo

O Walt Disney World Resort foi inaugurado em 1971 e está localizado em Lake Buena Vista, Flórida, a 32 quilômetros da cidade de Orlando. Tal empresa sempre foi conhecida pelo excelente serviço que presta a seus clientes e este trabalho visa explorar as características da hospitalidade e atendimento ao cliente no Walt Disney World Resort, além de identificar a percepção dos turistas com relação ao atendimento da empresa, investigar como a hospitalidade é desenvolvida no local, tendo em vista os serviços prestados e a infraestrutura, e analisar a relação entre a satisfação dos clientes e dos funcionários que trabalham nas áreas operacionais do resort com a empresa. Isso foi feito por meio de uma pesquisa bibliográfica acerca de conceitos de hospitalidade, qualidade e história dos parques temáticos relacionada a análise de questionários aplicados pelo google forms com questões, em sua maioria, fechadas. Concluiu-se que a Disney se utiliza de diversas estratégias que ajudam a mesma a ter uma maior fidelização de seus clientes, e foi possível ilustrar tanto a hospitalidade com os clientes, fazendo com que os mesmos sempre desejem retornar ao local, quanto a hostilidade com os funcionários da empresa.

Biografia do Autor

Paula Delpoio Pereira, Bacharel em Turismo, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Departamento de Turismo, UFOP, MG

Alissandra Nazareth de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto, MG

Doutora em Geografia pela UNESP, professora das áreas de hospitalidade, meios de hospedagem, gastronomia e cultura, chefe do departamento de turismo, Universidade Federal de Ouro Preto

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Publicado

2020-08-05

Como Citar

Pereira, P. D., & de Carvalho, A. N. (2020). Hospitalidade em parques temáticos: o jeito Disney de fidelizar. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(2), 59–81. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n2.5762

Edição

Seção

Artigos