O Bonde de Santa Teresa e o bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro: análises com base nas online travel reviews
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5790Palavras-chave:
Bonde de Santa Teresa, Lapa, Online travel review.Resumo
O Bonde de Santa Teresa constitui-se numa atração turística da cidade do Rio de Janeiro, e, embora tenha parte do seu trajeto inserido no Bairro de Santa Teresa, nota-se a sua relação com o bairro da Lapa. Em 2019, alcançou recorde de público, o posicionamento de uma atração turística para o desenvolvimento cultural de um território é um instrumento importante para o planejamento e a gestão do turismo, ainda mais quando o objetivo é inovar. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o posicionamento do Bonde de Santa Teresa em relação ao bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro (RJ) a partir de Online Travel Reviews (OTRs). Já os objetivos específicos são: compreender a relação entre turismo e bondes nas perspectivas do patrimônio e do desenvolvimento cultural, considerando dois aspectos, o cênico e o nostálgico; identificar a relevância dos OTRs para o posicionamento de atrações turísticas, considerando o planejamento e a gestão de destinos turísticos. O estudo é exploratório e descritivo, sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica e da composição de um corpus textual com “online travel reviews” (n=439) por website TripAdvisor, que foi analisado a partir do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Os resultados indicam que existe uma relação evidente do Bonde com o bairro da Lapa, notadamente com os Arcos da Lapa e que este é considerado um passeio. Logo, inovações para o turismo na Lapa devem considerar o Bonde de Santa Teresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.