O Bonde de Santa Teresa e o bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro: análises com base nas online travel reviews

Autores

  • Carla Fraga Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Vera Lúcia Bogéa Borges Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
  • Eloise Silveira Botelho Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5790

Palavras-chave:

Bonde de Santa Teresa, Lapa, Online travel review.

Resumo

O Bonde de Santa Teresa constitui-se numa atração turística da cidade do Rio de Janeiro, e, embora tenha parte do seu trajeto inserido no Bairro de Santa Teresa, nota-se a sua relação com o bairro da Lapa. Em 2019, alcançou recorde de público, o posicionamento de uma atração turística para o desenvolvimento cultural de um território é um instrumento importante para o planejamento e a gestão do turismo, ainda mais quando o objetivo é inovar. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar o posicionamento do Bonde de Santa Teresa em relação ao bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro (RJ) a partir de Online Travel Reviews (OTRs). Já os objetivos específicos são: compreender a relação entre turismo e bondes nas perspectivas do patrimônio e do desenvolvimento cultural, considerando dois aspectos, o cênico e o nostálgico; identificar a relevância dos OTRs para o posicionamento de atrações turísticas, considerando o planejamento e a gestão de destinos turísticos. O estudo é exploratório e descritivo, sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica e da composição de um corpus textual com “online travel reviews” (n=439) por website TripAdvisor, que foi analisado a partir do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2).  Os resultados indicam que existe uma relação evidente do Bonde com o bairro da Lapa, notadamente com os Arcos da Lapa e que este é considerado um passeio. Logo, inovações para o turismo na Lapa devem considerar o Bonde de Santa Teresa.

Biografia do Autor

Carla Fraga, Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Engenharia de Transportes pelo Programa de Engenharia de Transportes (PET) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia  (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) PET/COPPE/UFRJ. Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Vera Lúcia Bogéa Borges, Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Eloise Silveira Botelho, Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Doutora em Ciências pelo Programa de Engenharia de Produção (PEP) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia  (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)  PET/COPPE/UFRJ. Professora do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2019-12-02

Como Citar

Fraga, C., Borges, V. L. B., & Botelho, E. S. (2019). O Bonde de Santa Teresa e o bairro da Lapa na cidade do Rio de Janeiro: análises com base nas online travel reviews. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 13(3), 135–152. https://doi.org/10.17648/raoit.v13n3.5790

Edição

Seção

Artigos