Percepção da paisagem turística da Lapa, Rio de Janeiro

Autores

  • Willian Carlos Siqueira Lima Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Letícia Peret Antunes Hardt Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) e Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Carlos Hardt Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) e Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Marlos Hardt Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5791

Palavras-chave:

Patrimônio cultural. Memória coletiva. Impressões individuais. Marcos turísticos. Imagens representativas.

Resumo

Diante de ameaças à recente retomada da dinâmica socioespacial no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, oriundas da crise da economia, do estigma da violência e da desordem da infraestrutura, o objetivo geral da pesquisa consiste em avaliar a percepção da paisagem dessa região por não moradores da cidade, caracterizados como potenciais turistas. Nesse contexto, são consideradas as suas impressões individuais e o seu grau de reconhecimento de marcos turísticos e de imagens representativas para compreensão da memória coletiva do lugar. Organizados a partir do embasamento de fundamentos teóricos pertinentes à temática, os procedimentos metodológicos adotados para desenvolvimento empírico do estudo de caso foram pautados na aplicação de questionário e na interpretação das suas respostas. Com vistas à formulação de subsídios a políticas públicas de gestão urbana, os resultados alcançados evidenciam a pré-disposição dos entrevistados para a visitação da área estudada, com indicativos de que as características do patrimônio histórico e da vida noturna são atrativas ao turismo. Alguns componentes paisagísticos também são amplamente reconhecidos, diagnosticando-se importantes traços de identidade local. Cabe, portanto, aos gestores públicos e à sociedade como um todo, a responsabilidade pela salvaguarda desses bens materiais e imateriais.

Biografia do Autor

Willian Carlos Siqueira Lima, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2007). Especialista em Arquitetura da Paisagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2011). Mestre em Gestão Urbana (PUCPR – 2015), com doutorado em andamento no mesmo programa (Pós-Graduação em Gestão Urbana – PPGTU / PUCPR – desde 2016). Membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais (PUCPR / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – desde 2013).
CV completo: http://lattes.cnpq.br/7794606404458419

Letícia Peret Antunes Hardt, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) e Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1977). Especialista em Arquitetura da Paisagem pela Universidade de São Paulo (USP – 1980) e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 1981). Mestre e Doutora em Engenharia Florestal (Conservação da Natureza / Paisagem Urbana) pela UFPR (1994 e 2000, respectivamente). Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU / PUCPR – desde 2003). Professora Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR (desde 1981). Professora Aposentada do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR (desde 2003). Líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais (PUCPR / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – desde 2005). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa (desde 2010).
CV completo: http://lattes.cnpq.br/0732134873966902

Carlos Hardt, Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU) e Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1977). Especialista em Coleta e Tratamento Científico de Informações pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES – 1988), em Arquitetura da Paisagem pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 1981) e em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR e pela Université de Technologie de Compiégne (UTC, França – 1990). Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (Metrópole) pela UFPR (2004). Pesquisador e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana (PPGTU / PUCPR – desde 2003). Professor Titular do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR (desde 1980). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais (PUCPR / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – desde 2005).
CV completo: http://lattes.cnpq.br/5024605265137208

Marlos Hardt, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Arquiteto e Urbanista pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2004) com intercâmbio na Università degli Studi di Ferrara, Itália. Especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela PUCPR e Université de Technologie de Compiègne (UTC, França – 2005) e em Projeto de Arquitetura Sustentável pela Universidade Regional de Blumenau (FURB – 2010). Mestre (com intercâmbio na Yokohama National University, Japão) e Doutor (com intercâmbio na University of Portsmouth, Inglaterra) em Gestão Urbana (PUCPR – 2014 e 2019, respectivamente). Coordenador Adjunto do Curso de Especialização em Arquitetura da Paisagem da PUCPR (desde 2015). Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR (desde 2013). Membro do Grupo de Pesquisa em Planejamento e Projeto em Espaços Urbanos e Regionais (PUCPR / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – desde 2011).
CV completo: http://lattes.cnpq.br/3478534420625652

Downloads

Publicado

2020-04-01

Como Citar

Lima, W. C. S., Hardt, L. P. A., Hardt, C., & Hardt, M. (2020). Percepção da paisagem turística da Lapa, Rio de Janeiro. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(1), 106–124. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n1.5791

Edição

Seção

Artigos