Políticas públicas e qualificação profissional em turismo: uma análise das metodologias de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v14n3.6027Palavras-chave:
Metodologias de pesquisa. Políticas públicas. Qualificação profissional. Turismo.Resumo
A qualificação profissional vem caracterizando-se como objeto de crescente interesse para as políticas públicas, ganhando também atenção das pesquisas acadêmicas no campo do turismo. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar metodologias utilizadas em pesquisas nos campos de estudo das políticas públicas de qualificação profissional e da qualificação profissional em turismo. A metodologia utilizada baseou-se em uma revisão integrativa de literatura acerca dos campos de estudo mencionados, com levantamento bibliográfico nas bases de dados Scopus, Web of Science, Scielo, Spell, Redalyc e Google Acadêmico. Foram analisados 45 trabalhos e identificados 20 procedimentos metodológicos de pesquisa. As pesquisas contribuem para construção de um histórico das políticas da área e um panorama da diversidade de programas nas regiões brasileiras, todavia a produção é insuficiente sobre avaliação dos resultados dos programas e sobre as ações de qualificação em turismo. Como resultado da análise das metodologias, averiguou-se que parte das pesquisas visava debates mais teóricos e conceituais; parte debruçou-se sobre dados e documentos; e parte analisou a execução prática do fenômeno. Quanto às contribuições para o tema "Políticas públicas de qualificação profissional em turismo", apreendeu-se ainda que a escolha na dimensão de qualificação que será abordada (educação/trabalho/política) possui influência na escolha da metodologia da pesquisa.
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