Os festivais e seus impactos para os destinos turísticos: O caso do Festival de Inverno de Ouro Preto/MG

Autores

  • Marcos Eduardo Carvalho Gonçaves Knupp Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.
  • Carolina Lescura de Carvalho Castro Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.
  • Rhuan Anthony Dias Navarro Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.
  • Renato Augusto Condé Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6082

Palavras-chave:

Festival, Impactos socioeconômicos, Festival de Inverno de Ouro Preto/MG

Resumo

O presente artigo tem como tema principal o impacto dos eventos nos destinos turísticos. Os eventos, importante campo de estudos na área do turismo, tornaram-se tão popularizados nos dias de hoje que setores governamentais, corporativos e comunitários os criam com os mais diversos objetivos, seja para atrair incentivos financeiros ou benefícios culturais e/ou sociais para os destinos turísticos, conformando-se um dos mais fundamentais e maiores setores que compõe a atividade turística. Neste sentido, durante todo o ano a cidade de Ouro Preto, MG, prestigioso destino turístico, recebe eventos de diversos tipos, seja de caráter cultural, religioso, manifestações artísticas, sociais, corporativos, científicos, dentre outros. Destaca-se o Festival de Inverno de Ouro Preto, um dos mais conhecidos eventos que acontece anualmente, impactando sócio-economicamente este destino turístico. Neste sentido, a pesquisa busca compreender a importância do Festival de Inverno de Ouro Preto e discutir seu impacto socioeconômico para a cidade, à luz da avaliação dos seus frequentadores e da comunidade local. Para atingir este objetivo, além de pesquisa documental em relatórios de pesquisa de órgãos oficiais do turismo, utilizou-se da abordagem quantitativa, por meio de aplicação de 342 formulários aos frequentadores do evento. Os resultados da pesquisa apontam para a significância do evento para Ouro Preto, especialmente para o turismo da cidade, em razão do impacto social, cultural e econômico para o destino turístico investigado. 

Biografia do Autor

Marcos Eduardo Carvalho Gonçaves Knupp, Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.

Professor na Escola de Direito, Turismo e Museologia (EDTM) do curso de Turismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Atual Pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Pós-doutor em Administração Pública pela Universidade Federal de Viçosa e Pós-doutor em Ciência Política pela Universidad Complutense de Madrid. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de Estado, Modernização e Políticas Públicas. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras na linha de Organizações, Estratégia e Gestão, onde trabalhou com Redes Sociais e Políticas Públicas de Turismo. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão de Empresas Turísticas e Eventos, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, gestão pública do turismo, políticas de turismo, empreendimentos turísticos, análise de redes e planejamento e organização de eventos.

Carolina Lescura de Carvalho Castro, Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.

Possui graduação em turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2009) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2013). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de Lavras, tutor de marketing da Universidade Federal de Lavras e adjunto ii da Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empresa Familiar, atuando principalmente nos seguintes temas: empresa familiar, organização familiar, família, turismo e antropologia. 

Rhuan Anthony Dias Navarro, Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.

Graduando em Turismo - Universidade Federal de Ouro Preto.

Renato Augusto Condé, Universidade Federal de Ouro Preto. Escola de Direito , Turismo e Museologia. Departamento de Turismo.

Bacharelando do curso de Turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Foi produtor e organizador da "Exposição Fotográfica: Foco em Minas", sob à orientação do Prof. Ms. Elias Sales Júnior (Nov/2017 - Fev/2018). Foi bolsista selecionado pelo Programa de Monitoria da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), para exercer atuação em monitoria da disciplina "Percepção e Interpretação do Patrimônio Ambiental Urbano", sob à orientação da Profa. Ms. Raíssa de Keller e Costa (Jan/2018 - Mar/2018). Foi assessor de produção da Feira de Artes e Tradições no "Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes" (Jun/2018 - Jul/2018). Participa como voluntário no Projeto de Extensão "Bicitur: Bicicleta, Turismo e Cidadania", sob orientação da Prof. Ms. Dra. Carolina Lescura de Castro Volta (em execução). Participa como pesquisador no Programa Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), com a pesquisa "O Impacto Socioeconômico dos Eventos Sediados no Centro de Convenções da UFOP como Fator de Desenvolvimento do Turismo", sob a orientação do Prof. Dr. Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp (em execução). Possui publicação no evento acadêmico "X Fórum Mestres e Conselheiros: Agentes Multiplicadores do Patrimônio", no eixo "Patrimônio e Cidade", sob orientação da Profa. Ms. Raíssa de Keller e Costa (2018).

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Publicado

2021-04-21

Como Citar

Knupp, M. E. C. G., Castro, C. L. de C., Navarro, R. A. D., & Condé, R. A. (2021). Os festivais e seus impactos para os destinos turísticos: O caso do Festival de Inverno de Ouro Preto/MG. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(1), 1–21. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6082

Edição

Seção

Artigos