Os festivais e seus impactos para os destinos turísticos: O caso do Festival de Inverno de Ouro Preto/MG
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6082Palavras-chave:
Festival, Impactos socioeconômicos, Festival de Inverno de Ouro Preto/MGResumo
O presente artigo tem como tema principal o impacto dos eventos nos destinos turísticos. Os eventos, importante campo de estudos na área do turismo, tornaram-se tão popularizados nos dias de hoje que setores governamentais, corporativos e comunitários os criam com os mais diversos objetivos, seja para atrair incentivos financeiros ou benefícios culturais e/ou sociais para os destinos turísticos, conformando-se um dos mais fundamentais e maiores setores que compõe a atividade turística. Neste sentido, durante todo o ano a cidade de Ouro Preto, MG, prestigioso destino turístico, recebe eventos de diversos tipos, seja de caráter cultural, religioso, manifestações artísticas, sociais, corporativos, científicos, dentre outros. Destaca-se o Festival de Inverno de Ouro Preto, um dos mais conhecidos eventos que acontece anualmente, impactando sócio-economicamente este destino turístico. Neste sentido, a pesquisa busca compreender a importância do Festival de Inverno de Ouro Preto e discutir seu impacto socioeconômico para a cidade, à luz da avaliação dos seus frequentadores e da comunidade local. Para atingir este objetivo, além de pesquisa documental em relatórios de pesquisa de órgãos oficiais do turismo, utilizou-se da abordagem quantitativa, por meio de aplicação de 342 formulários aos frequentadores do evento. Os resultados da pesquisa apontam para a significância do evento para Ouro Preto, especialmente para o turismo da cidade, em razão do impacto social, cultural e econômico para o destino turístico investigado.
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