O lúdico na inclusão com pessoas com deficiência: uma abordagem transdisciplinar do Turismo
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6189Palavras-chave:
Turismo. Inclusão. Pessoas com Deficiência. Lúdico. Transdisciplinaridade.Resumo
Diversas formas de saber, tanto provenientes de espaços universitários como de movimentos sociais, têm demonstrado a importância ética e política de programas de inclusão social, em especial nas temáticas relacionadas às pessoas com deficiência (PCD). Neste contexto, tendo em vista o Turismo como campo politicamente estratégico intrinsecamente relacionado às possibilidades de experiência social e exercício de cidadania, objetivou-se compreender como ações no campo do Turismo podem proporcionar formas de inclusão com pessoas com deficiência. Para tanto, foi estruturada uma pesquisa intervenção que perfez a criação de um Livro Sensorial, também conhecido como Quiet Book, junto a pessoas com deficiência da Escola de Inclusão, na cidade de Pelotas/RS. Trata-se de um livro lúdico repleto de atividades psicopedagógicas que procura desenvolver aspectos cognitivos e estimular a criatividade e curiosidade. Nesta pesquisa, a produção do livro se deu tendo questões de patrimônio como eixo temático das múltiplas interfaces que o Turismo oferece, demonstrando a possibilidade de elaboração do espaço comum, subjetivamente um lugar estético, ético e político que contradiz lógicas de exclusão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.