O lúdico na inclusão com pessoas com deficiência: uma abordagem transdisciplinar do Turismo

Autores

  • Rita de Cássia dos Reis Viebrantz Universidade Federal de Pelotas
  • Cristiano Hamann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Caroline Casali Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6189

Palavras-chave:

Turismo. Inclusão. Pessoas com Deficiência. Lúdico. Transdisciplinaridade.

Resumo

Diversas formas de saber, tanto provenientes de espaços universitários como de movimentos sociais, têm demonstrado a importância ética e política de programas de inclusão social, em especial nas temáticas relacionadas às pessoas com deficiência (PCD). Neste contexto, tendo em vista o Turismo como campo politicamente estratégico intrinsecamente relacionado às possibilidades de experiência social e exercício de cidadania, objetivou-se compreender como ações no campo do Turismo podem proporcionar formas de inclusão com pessoas com deficiência. Para tanto, foi estruturada uma pesquisa intervenção que perfez a criação de um Livro Sensorial, também conhecido como Quiet Book, junto a pessoas com deficiência da Escola de Inclusão, na cidade de Pelotas/RS. Trata-se de um livro lúdico repleto de atividades psicopedagógicas que procura desenvolver aspectos cognitivos e estimular a criatividade e curiosidade. Nesta pesquisa, a produção do livro se deu tendo questões de patrimônio como eixo temático das múltiplas interfaces que o Turismo oferece, demonstrando a possibilidade de elaboração do espaço comum, subjetivamente um lugar estético, ético e político que contradiz lógicas de exclusão.

Biografia do Autor

Rita de Cássia dos Reis Viebrantz, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas e Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas.

Cristiano Hamann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Psicólogo e mestre em Psicologia Social (PUCRS). Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Professor no curso de Psicologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida (PUCRS).

Caroline Casali, Universidade Federal de Pelotas

Jornalista (UFSM). Mestra e Doutora em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Professora Adjunta no Centro de Ciências Socio-Organizacionias da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2021-04-21

Como Citar

Viebrantz, R. de C. dos R., Hamann, C., & Casali, C. (2021). O lúdico na inclusão com pessoas com deficiência: uma abordagem transdisciplinar do Turismo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(1), 81–99. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n1.6189

Edição

Seção

Artigos