Treinamento e excelência organizacional: um estudo de caso na Pousada do Sandi, Paraty-RJ.

Autores

  • Rodrigo Amado dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ http://orcid.org/0000-0002-7143-5752
  • Patrícia da Silva Jorge Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Egressa do Curso de Bacharelado em Hotelaria

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6213

Palavras-chave:

Análise operacional. Capital Humano. Gestão hoteleira. Treinamento organizacional.

Resumo

Um dos desafios da hotelaria contemporânea é alcançar patamares de excelência em um mercado tão competitivo, heterogêneo e dinâmico. Para tanto, um exímio controle da qualidade apresenta-se como uma das pilastras essenciais a esta prática, assim como uma eficaz política de treinamento deve ser vista como essencial ao desenvolvimento e aprimoramento de colaboradores, tornando-os mais flexíveis, proativos, assertivos e ágeis. Dito isso, este estudo de caso – que teve como objeto de análise a Pousada do Sandi, situada em Paraty, RJ – investigou como práticas de treinamento repercutem sobre desempenhos e imagens organizacionais. Para isso, os autores utilizaram análises quanti-qualitativas que aferiram as atividades operacionais dos setores de recepção e de governança desta pousada. Pelo viés quantitativo, por meio de questionários semiestruturados, colaboradores e gestores departamentais expuseram suas percepções sobre o nível de qualidade de seus afazeres e de seus setores. Já pelo viés qualitativo, entrevistas realizadas com a gerente geral propiciaram uma compreensão sobre como os preceitos de qualidade e excelência são aplicados nas políticas de treinamentos dessa pousada. Some a estes dois vieses uma análise do grau de satisfação dos hóspedes – retratada no TripAdvisor, Booking.com, Kayak e Expedia. Tais mapeamentos permitiram a ponderação de que as práticas de treinamento, conduzidas pelos gerentes departamentais desta pousada, obtêm resultados significativos no que tange à qualidade dos serviços ofertados.

Biografia do Autor

Rodrigo Amado dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria Área: Turismo

Patrícia da Silva Jorge, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Egressa do Curso de Bacharelado em Hotelaria

Bacharel em Hotelaria - UFRRJ

 

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

dos Santos, R. A., & Jorge, P. da S. (2021). Treinamento e excelência organizacional: um estudo de caso na Pousada do Sandi, Paraty-RJ. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(2), 42–67. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6213

Edição

Seção

Artigos