Turismo de Saúde: a prática da viagem como contribuinte no processo de reestruturação de sujeitos idosos com depressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6302

Palavras-chave:

Turismo de Saúde, Depressão, Reestruturação, Viagem

Resumo

O turismo de saúde é um segmento do turismo que se baseia no deslocamento de um sujeito em busca de tratamento para um problema de ordem física, mental ou espiritual. Viajar sempre foi uma constante na vida humana, assim como a viagem para fins terapêuticos. O trabalho enfoca em que medida a prática da viagem pode ser utilizada como atividade complementar no processo de reestruturação de um sujeito com depressão. O estudo consiste em revisão bibliográfica e documental e pesquisa de campo realizada com o grupo de idosas da Unidade Municipal de Saúde da Providência – bairro do Marex, em Belém-PA. Os dados quali-quantitativos foram coletados por meio de formulários com perguntas específicas sobre a viagem tratamento e o turismo vinculado a ela. Os resultados evidenciaram que essa prática pode contribuir no processo de reestabelecimento psíquico de um sujeito depressivo, considerando que todas as entrevistadas atestaram os efeitos positivos da viagem para o seu bem-estar. Contudo, para que possa ser utilizada como atividade complementar ao tratamento, a viagem deve considerar fatores como o estado do paciente, a condição financeira, o acompanhamento do profissional da psicologia e o planejamento da viagem.

Biografia do Autor

Victor Luis da Costa Silva, Universidade Federal do Pará

Bacharel em Turismo, Pós-Graduando em Empreendedorismo e Competitividade em Negócios Turísticos. Atuou como voluntário no Programa Visita Campus - Promovido pela Faculdade de Turismo - FACTUR/UFPA (2016-2017) Bolsista do Centro de Eventos Benedito Nunes - Universidade Federal do Pará - UFPA, Brasil (2017-2019) Atuou como bolsista na área de Logística e Agenciamento no Grupo BAP - Bacia Amazônica Práticos (2018-2019). Atua como Cerimonialista. Proprietário da Empresa Havishe's Cestas Criativas - Belém e Rio de Janeiro - Ilha do Governador.

Dayara Vanessa de Souza Bezerra, Universidade Federal do Pará

Pós graduanda em Empreendedorismo e Competitividade em Negócios Turísticos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará. Bacharela em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2019).  Atuou como Estagiária no Projeto de Extensão Centro de Visitação Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Mangueirão) pela Secretaria de Estado Esporte e Lazer (SEEL) o projeto é desenvolvido pela FACTUR/UFPA (2016-2017). No Centro de Eventos Benedito Nunes atuou como bolsista na logística, organização e cerimonial de eventos (2017-2019). Tem experiência com comunidades quilombolas; Eventos; Cultura; Religiosidade; Natureza; Patrimônio e; Turismo. Atua como organizadora e cerimonialista de eventos.

Helena Doris de Almeida Barbosa, Universidade Federal do Pará Instituto Histórico e Geográfico do Pará

Doutora em Desenvolvimento Sócio-Ambiental pelo Programa de Pós-Gradução em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do NAEA/UFPA (2009), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (2000), Especialista em Desenvolvimento de Áreas Amazônicas pelo Naea UFPA, Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1986), Licenciada Plena em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1991), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1993). Atualmente é pesquisadora colaborador do Museu Paraense Emílio Goeldi e Docente  colaboradora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas/Faculdade de Turismo da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Organização Social, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, areas protegidas, desenvolvimento, pesquisa, ecoturismo e populações pan-amazônicas.

Jéssica Samantha Lira da Costa, Faculdade Estácio - Belém Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Teoria Psicanalítica, pela UFPA, Mestre em Psicanálise, pela Universidade Federal do Pará, Bacharela em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2014). Professora da Faculdade Estácio (campus Nazaré - Belém). É sócia-proprietária e professora do Centro de Estudos Freudianos de Belém. Áreas de atuação: psicanálise, psicopatologia, saúde mental. Possui interesse em temas que entrelacem psicanálise e estética; psicopatologia psicanalítica e saúde mental em geral.

Vânia Lúcia Quadros, Universidade Federal do Pará

Doutora em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do NAEA/UFPA (2015); mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA (2009); especialista em Planejamento e Gestão de Turismo pelo Centro Universitário do Pará (2001); Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1999). Docente Adjunta da Universidade Federal do Pará, junto a Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Líder do Grupo de Pesquisa Gestão, políticas públicas e planejamento em turismo e pesquisadora colaboradora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Urbanos (USC), ambos cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ. Tem experiência nas áreas de Turismo, com ênfase em gestão, políticas públicas, planejamento e desenvolvimento turístico; e Comércio Exterior, com destaque para a cooperação internacional, atração de investimentos e promoção e eventos. Atua principalmente nas seguintes temáticas: gestão, políticas públicas e planejamento em turismo; análise de políticas públicas de turismo; gestão e planejamento turístico municipal; elaboração e análise de projetos turísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Como Citar

Silva, V. L. da C., Bezerra, D. V. de S., Barbosa, H. D. de A., da Costa, J. S. L., & Quadros, V. L. (2021). Turismo de Saúde: a prática da viagem como contribuinte no processo de reestruturação de sujeitos idosos com depressão. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(2), 91–112. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6302

Edição

Seção

Artigos