Turismo de Saúde: a prática da viagem como contribuinte no processo de reestruturação de sujeitos idosos com depressão
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n2.6302Palavras-chave:
Turismo de Saúde, Depressão, Reestruturação, ViagemResumo
O turismo de saúde é um segmento do turismo que se baseia no deslocamento de um sujeito em busca de tratamento para um problema de ordem física, mental ou espiritual. Viajar sempre foi uma constante na vida humana, assim como a viagem para fins terapêuticos. O trabalho enfoca em que medida a prática da viagem pode ser utilizada como atividade complementar no processo de reestruturação de um sujeito com depressão. O estudo consiste em revisão bibliográfica e documental e pesquisa de campo realizada com o grupo de idosas da Unidade Municipal de Saúde da Providência – bairro do Marex, em Belém-PA. Os dados quali-quantitativos foram coletados por meio de formulários com perguntas específicas sobre a viagem tratamento e o turismo vinculado a ela. Os resultados evidenciaram que essa prática pode contribuir no processo de reestabelecimento psíquico de um sujeito depressivo, considerando que todas as entrevistadas atestaram os efeitos positivos da viagem para o seu bem-estar. Contudo, para que possa ser utilizada como atividade complementar ao tratamento, a viagem deve considerar fatores como o estado do paciente, a condição financeira, o acompanhamento do profissional da psicologia e o planejamento da viagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.