Transformações na sociedade e no mercado de trabalho: a inserção do profissional de turismo no cenário pós-pandemia do Covid-19

Autores

  • Carlos Eduardo Eduardo Silveira Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0002-1414-1096
  • Juliana Medaglia Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Jenyfer Machado Vicentim Universidade Federal do PAraná
  • Daniella Pereira Barbosa Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v14n4.6679

Palavras-chave:

Turismo, Tecnologia da Informação, Covid-19, Formação Superior, Tendências

Resumo

Ao longo dos últimos anos, mudanças na sociedade e, por conseguinte, na forma de consumo de serviços, têm tanto transformado quanto imposto novos modos de produção e a aproximação de áreas. A influência digital se intensificou, espalhando-se por diversas áreas de negócios, e certamente no turismo. A ligação entre turismo e tecnologia, que era percebia há muito tempo, foi potencializada a partir do surgimento da Covid-19, mais especificamente, em decorrência das medidas sanitárias derivadas dos meios de debelar a proliferação da doença, como o isolamento social e home office, que aumentaram sobremaneira a demanda por tecnologia e serviços on-line. Tendo sido o turismo uma das áreas mais afetadas da crise mundial, com perdas massivas de emprego e queda nas arrecadações de empresas do setor, os desafios ultrapassam a retomada econômica, incluindo questões sociais e a preparação dos recursos humanos para o cenário futuro. Usou-se pesquisa bibliográfica e documental, bem como dados primários levantados para outras pesquisas do grupo para a consecução do artigo. O objetivo principal foi discutir as relações da recente configuração da sociedade, decorrente da pandemia, com o mercado de trabalho frente às mudanças tecnológicas, considerando os profissionais do turismo que trabalham ou pretendem atuar nas organizações contemporâneas. As principais conclusões apontam para a necessidade de mudanças na formação superior em turismo a fim de preparar os egressos para os desafios futuros de incrementar o uso da tecnologia à área.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Eduardo Silveira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduado em Turismo e Hotelaria, com especialização na mesma área, mestre em Turismo em Países em Desenvolvimento e doutor em Gestão e Desenvolvimento Turístico Sustentável. Pesquisador e professor do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná. Membro do Observatório de Turismo do Paraná, do Grupo de Pesquisa DemandaTur e líder do Grupo de Pesuquisa TEEM.

Juliana Medaglia, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (2017). Possui graduação em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi (1998), Especialização em Marketing Empresarial pela UFSC (2002), Mestrado em Comunicación y Turismo pela Universidad de Malaga, España (2005), Especialização em Gestão Social pela UP/Unindus (2008). Professora Adjunto III do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná - UFPR (graduação e mestrado) Coordenadora do Observatório de Turismo do Paraná. Membro do Grupo de Pesquisa TEEM

Jenyfer Machado Vicentim, Universidade Federal do PAraná

Graduação em Turismo pela Universidade Federal do Paraná (2017). Mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Paraná na área de Turismo, com ênfase Organizações Públicas e Privadas. Membro do Grupo de Pesquisa TEEM

Daniella Pereira Barbosa, Universidade Federal do Paraná

Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná, turma 2018-2020. Especialista em Mídias Digitais pelo IPOG (2015). Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás (2007), em Gestão Hoteleira (2008) e Planejamento Turístico (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa TEEM

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Silveira, C. E. E., Medaglia, J., Vicentim, J. M., & Barbosa, D. P. (2020). Transformações na sociedade e no mercado de trabalho: a inserção do profissional de turismo no cenário pós-pandemia do Covid-19. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 14(4), 106–130. https://doi.org/10.17648/raoit.v14n4.6679

Edição

Seção

Artigos