Clusterização da tecnologia aplicada ao turismo por meio do mapeamento das travel techs brasileiras

Autores

  • Bruna Morante Lacerda Martins Professora do curso de Turismo na Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Campus de Santa Vitória do Palmar, RS.
  • Patrícia Denkewicz Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5045-3222

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7146

Palavras-chave:

Turismo, Tecnologia aplicada ao turismo, Clusters, Travel techs

Resumo

O presente estudo centrou-se em estudar o cenário das empresas digitais brasileiras por meio do mapeamento de empresas digitais brasileiras que atuam no trade turístico a fim de conhecer a clusterização da tecnologia aplicada ao turismo. Para tanto, apresentou-se discussões em torno do turismo e do comércio eletrônico e a formação de clusters no turismo. O procedimento metodológico pautou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, realizando a distribuição geográfica das empresas, em que foram consideradas as formas de comercialização no comércio eletrônico e o enquadramento em 8 categorias de empresas digitais na cadeia produtiva do turismo, tais como: atrativos, agenciamento, hospedagem, alimentos e bebidas, gestão de viagens - consumidor, gestão de negócios, serviços de apoio turísticos, transportes e eventos. Constatou-se a existência de 173 plataformas digitais brasileiras que desenvolvem soluções tecnológicas para o turismo, sendo que a maioria está localizada no estado de São Paulo e pormenorizada nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, revelando a possibilidade da formação de clusters de tecnologia aplicada ao turismo nos municípios de São Paulo - capital e de Belo Horizonte. A atuação destas empresas encontra-se principalmente nas categorias de transportes e gestão de negócios empresariais. Constata-se que as travel techs brasileiras estão atuando predominantemente no desenvolvimento de plataformas voltadas para o Transporte (22%) com o foco diretamente no cliente, ou seja, fazendo a primeira etapa do produto turístico (Transporte, Hospedagem, Destino e Alimentos e Bebidas) na ponta da cadeia.

Biografia do Autor

Bruna Morante Lacerda Martins, Professora do curso de Turismo na Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Campus de Santa Vitória do Palmar, RS.

Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em História pela Universidade Estadual do Paraná. Bacharela em Turismo e Meio Ambiente/Unespar. Professora Adjunta do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/ Campus de Santa Vitória do Palmar, RS.

Patrícia Denkewicz, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil.

Professora Colaboradora, Universidade Estadual do Paraná, Campo Mourão, Paraná, Brasil. Doutora emMeio Ambiente, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil. E-mail:[email protected] 

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Morante Lacerda Martins, B., & Denkewicz, P. (2021). Clusterização da tecnologia aplicada ao turismo por meio do mapeamento das travel techs brasileiras. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(3), 52–71. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7146

Edição

Seção

Artigos