Uso e aceitação de Robôs, Inteligência Artificial e Automação dos Serviços em Hospitalidade e Turismo frente à Pandemia de COVID-19: uma proposta de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7159Palavras-chave:
Tecnologia, Turismo, RAISA, Theory of Planned Behavior, Unified Theory of Acceptance and Use of TechnologyResumo
Esse artigo teórico tem como objetivo propor um novo modelo com a junção de constructos da Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behavior - TPB) e da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology - UTAUT) para incentivar a realização de uma pesquisa empírica, na qual, através do modelo, seja possível observar se, a partir do maior acesso e disponibilidade de uso das tecnologias, impulsionado ainda mais agora, em virtude das necessidades trazidas pela Pandemia da COVID-19, haverá um aumento na intenção de uso e aceitação de tecnologias como robôs, inteligência artificial e automação dos serviços (RAISA - Robots, Artificial Inteligence and Self Automation) em hospitalidade. Foram escolhidos os seguintes constructos: Atitude (TPB), Normas Subjetivas (TPB), Expectativa de desempenho (UTAUT), Expectativa de esforço (UTAUT) e Condições Facilitadoras (UTAUT). A partir deles foram definidas hipóteses para serem validadas quanto à pesquisa empírica. Através de uma pesquisa bibliográfica, faz-se uma revisão sobre a evolução do uso das tecnologias no turismo e sobre o comportamento dos consumidores e das empresas, principalmente após a pandemia da COVID-19. Posteriormente, faz-se a proposição do novo modelo, através da aglutinação dos constructos e eliminação daqueles que acreditou-se serem capazes de trazer apenas respostas repetidas, por terem como foco as mesmas análises. Chega-se então às seis hipóteses, sobre o uso e a aceitação das tecnologias RAISA pelos turistas em suas próximas viagens, a serem validadas na pesquisa empírica, com o modelo proposto, através dos cinco constructos escolhidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.