Uso e aceitação de Robôs, Inteligência Artificial e Automação dos Serviços em Hospitalidade e Turismo frente à Pandemia de COVID-19: uma proposta de pesquisa

Autores

  • MARILIA FERREIRA PAES CESÁRIO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES-FILHO Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7159

Palavras-chave:

Tecnologia, Turismo, RAISA, Theory of Planned Behavior, Unified Theory of Acceptance and Use of Technology

Resumo

Esse artigo teórico tem como objetivo propor um novo modelo com a junção de constructos da Teoria do Comportamento Planejado (Theory of Planned Behavior - TPB) e da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology - UTAUT) para incentivar a realização de uma pesquisa empírica, na qual, através do modelo, seja possível observar se, a partir do maior acesso e disponibilidade de uso das tecnologias, impulsionado ainda mais agora, em virtude das necessidades trazidas pela Pandemia da COVID-19, haverá um aumento na intenção de uso e aceitação de tecnologias como robôs, inteligência artificial e automação dos serviços (RAISA - Robots, Artificial Inteligence and Self Automation) em hospitalidade. Foram escolhidos os seguintes constructos: Atitude (TPB), Normas Subjetivas (TPB), Expectativa de desempenho (UTAUT), Expectativa de esforço (UTAUT) e Condições Facilitadoras (UTAUT). A partir deles foram definidas hipóteses para serem validadas quanto à pesquisa empírica. Através de uma pesquisa bibliográfica, faz-se uma revisão sobre a evolução do uso das tecnologias no turismo e sobre o comportamento dos consumidores e das empresas, principalmente após a pandemia da COVID-19. Posteriormente, faz-se a proposição do novo modelo, através da aglutinação dos constructos e eliminação daqueles que acreditou-se serem capazes de trazer apenas respostas repetidas, por terem como foco as mesmas análises. Chega-se então às seis hipóteses, sobre o uso e a aceitação das tecnologias RAISA pelos turistas em suas próximas viagens, a serem validadas na pesquisa empírica, com o modelo proposto, através dos cinco constructos escolhidos.

Biografia do Autor

MARILIA FERREIRA PAES CESÁRIO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo (UFRN), Mestre em Geografia (UFPE), Especialista em Planejamento e Gestão de Turismo (FCAP/UPE) e Bacharel em Turismo (UFPE). Consultora de Qualidade em Serviços de Hospitalidade.

LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES-FILHO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Concluiu PhD em Administração (2012) na Auckland University of Technology com bolsa do governo da Nova Zelândia e tem pós-doutorado em Turismo (2019) na Bournemouth University (Inglaterra) com bolsa do CNPq. Possui mestrado em Engenharia de Produção pela UFRN (2002), mestrado sanduíche em Administração na University of Maine, Estados Unidos (2001) e graduação em Ciências da Computação pela UFRN (1995)

Downloads

Publicado

2021-12-23

Como Citar

PAES CESÁRIO, M. F., & MENDES-FILHO, L. A. M. (2021). Uso e aceitação de Robôs, Inteligência Artificial e Automação dos Serviços em Hospitalidade e Turismo frente à Pandemia de COVID-19: uma proposta de pesquisa. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 15(3), 1–24. https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7159

Edição

Seção

Artigos