Análise do grau de inovação nas MPEs do Turismo em uma área de fronteira à luz do radar de inovação
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v15n3.7163Palavras-chave:
Práticas inovadoras, Gastronomia, Hotelaria, Mato Grosso do Sul, ParaguaiResumo
A inovação se faz de extrema importância para a melhoria do desempenho empresarial dos pequenos negócios. Dessa forma, mensurá-la e avaliá-la em diversas dimensões tem o poder de contribuir para promoção do crescimento e fortalecimento das Micro e Pequenas Empresas – MPEs e da atividade turística. Além disso, há uma carência de estudos envolvendo a prática de mensuração da inovação no contexto das MPEs do turismo, especialmente as de conjuntura de cidades fronteiriças, como o caso das cidades gêmeas de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY. Por conseguinte, este estudo de caso integrado tem o objetivo exploratório e descritivo, deabordagem quali-quantitativa, buscará analisar o grau de inovação das MPEs turísticas de Ponta Porã. Foram quatro empresas selecionadas, três restaurantes e um hotel e o critério de seleção foi o de inclusão e exclusão, sendo aquelas empresas que participaram do Projeto ALI entre 2020 e 2021. Os dados trabalhados foram extraídos através da metodologia do Projeto Agentes Locais de Inovação (Projeto ALI) - SEBRAE/CNPq com a ferramenta Radar da Inovação, que mede o grau de inovação em uma escala de 1 a 5. Como resultados dessa pesquisa, verificou-se que as empresas estudadas foram consideradas pouco inovadoras e inovadoras ocasionais. Constatou-se, portanto, que apesar da necessidade, importância e algumas iniciativas, ainda persistem barreiras para a inovação nas MPEs, principalmente as do setor turístico que foram fortemente impactadas pela pandemia do COVID-19.
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