Sustentabilidade Ambiental em Unidades de Alimentação e Nutrição de um hospital do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7367Palavras-chave:
Sustentabilidade, Gestão Ambiental, Desperdício de Alimentos, Resíduos Sólidos Urbanos, Cozinha VerdeResumo
O objetivo principal do estudo foi o de acompanhar a implementação da certificação Green Kitchen em uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) hospitalar, visando observar as facilidades e as dificuldades de sua implantação, sabendo-se que ela está inserida em um hospital geral que passou por um processo de terceirização durante a pesquisa. Já os objetivos específicos do trabalho foram dois: (i) acompanhar a UAN de acordo com a implementação dos indicadores de desperdício de alimentos e recursos da empresa Green Kitchen; (ii) conhecer as expectativas e os objetivos futuros do gestor de hotelaria sobre sustentabilidade ambiental, identificando o conhecimento dos funcionários também em relação à sustentabilidade ambiental. Foi adotada a metodologia de estudo de caso da UAN, incluindo o levantamento de dados quantitativos e qualitativos durante a certificação, complementado pela observação direta, entrevista realizada com gestor de hotelaria e um questionário semiestruturado realizado com os funcionários. Dado que a unidade iniciou o processo e obteve a certificação pela Green Kitchen, percebeu-se que a gestão ambiental já estava presente no ambiente do hospital, sendo que os funcionários se encontravam incomodados com práticas que pudessem gerar a degradação do meio ambiente, embora possuíssem pouco conhecimento sobre a temática. Contudo, percebeu-se uma necessidade de reforçar os treinamentos sobre o tema. A entrevista com o gestor de hotelaria, indicou também que haveria uma preocupação maior com a captação de água da chuva e a produção de resíduos oriundos da alimentação na UAN hospitalar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.