Eventos de esports: uma investigação via teoria do Fandom
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n3.7441Palavras-chave:
Esports, Eventos, Turismo, Fandom.Resumo
Os eventos relacionados aos esports estão em crescimento, o que se deve à importância dos jogos eletrônicos por diversos fatores como os dados expressivos do ponto de vista econômico e a fidelidade de seus adeptos. O termo esports pode ser generalizado como “desporto virtual” e se consideram eventos como: campeonatos profissionais e amadores, feiras, trasmissões ao vivo de campeonatos e festas temáticas. No Brasil, os esports vêm ganhando espaço no nas dicussões no ambiente das políticas públicas. Assim, o objetivo geral deste artigo é caracterizar a relação dos esportes eletrônicos com os eventos e o Turismo, identificando o perfil de participantes de eventos de esports. Metodologicamente ocorre por meio de uma perspectiva formalista, nos GameStudies, em que as potencialidades intrínsecas do videogame são analisadas por via interdisciplinar. Assim, explora-se a hipótese de que o Fandom pode transcender o ambiente virtual e se traduzir em demanda real para eventos de esports físicos. Para compreender se existe tal correlação, foram realizadas duas pesquisas sobre perfis aplicadas ao público-alvo em 2017 e em 2021. Chegou-se a identificação que a maioria dos jogadores é do gênero masculino e bastante jovem, se interessam por eventos dos jogos que são entusiastas e, dentre algumas motivações, buscam conexões com outros participantes e o aprendizado de novas técnicas do jogo. Espera-se que as informações aqui consolidadas estimulem pesquisas sobre a temática, ainda incipiente, e que os gestores de eventos considerem esse mercado em expansão, o que pode vir a incrementar o Turismo nas destinações.
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