Eventos de esports: uma investigação via teoria do Fandom

Autores

  • Leandro Baptista Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG https://orcid.org/0000-0001-5375-463X
  • Valéria de Meira Albach Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Elaine Gabriela Gomes Maciel Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • Eduardo Vitor Correa de Souza Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v17n3.7441

Palavras-chave:

Esports, Eventos, Turismo, Fandom.

Resumo

Os eventos relacionados aos esports estão em crescimento, o que se deve à importância dos jogos eletrônicos por diversos fatores como os dados expressivos do ponto de vista econômico e a fidelidade de seus adeptos. O termo esports pode ser generalizado como “desporto virtual” e se consideram eventos como: campeonatos profissionais e amadores, feiras, trasmissões ao vivo de campeonatos e festas temáticas. No Brasil, os esports vêm ganhando espaço no nas dicussões no ambiente das políticas públicas. Assim, o objetivo geral deste artigo é caracterizar a relação dos esportes eletrônicos com os eventos e o Turismo, identificando o perfil de participantes de eventos de esports. Metodologicamente ocorre por meio de uma perspectiva formalista, nos GameStudies, em que as potencialidades intrínsecas do videogame são analisadas por via interdisciplinar. Assim, explora-se a hipótese de que o Fandom pode transcender o ambiente virtual e se traduzir em demanda real para eventos de esports físicos. Para compreender se existe tal correlação, foram realizadas duas pesquisas sobre perfis aplicadas ao público-alvo em 2017 e em 2021. Chegou-se a identificação que a maioria dos jogadores é do gênero masculino e bastante jovem, se interessam por eventos dos jogos que são entusiastas e, dentre algumas motivações, buscam conexões com outros participantes e o aprendizado de novas técnicas do jogo. Espera-se que as informações aqui consolidadas estimulem pesquisas sobre a temática, ainda incipiente, e que os gestores de eventos considerem esse mercado em expansão, o que pode vir a incrementar o Turismo nas destinações.

Biografia do Autor

Leandro Baptista, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora adjunto do Departamento de Turismo da UEPG.

Valéria de Meira Albach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora adjunta do Departamento de Turismo da UEPG

Elaine Gabriela Gomes Maciel, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduada em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Eduardo Vitor Correa de Souza, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Graduado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2024-01-19

Como Citar

Baptista, L., Albach, V. de M., Gomes Maciel, E. G., & Correa de Souza, E. V. (2024). Eventos de esports: uma investigação via teoria do Fandom. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(3), 21–46. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n3.7441

Edição

Seção

Artigos