A experiência de viajar para re(conectar): uma análise das pesquisas sobre o turismo de bem-estar e da sua promoção através do Instagram
DOI:
https://doi.org/10.17648/raoit.v16n3.7651Palavras-chave:
turismo de bem-estar, experiência, hedonismo, reabilitação, covid-19Resumo
O comportamento do consumidor mudou bastante e com a pandemia de COVID-19 e essas alterações tornaram-se mais significativas. Acredita-se que, mesmo com a melhoria dos números de casos da doença, pessoas ainda continuarão buscando formas seguras de viajar e espaços onde possam ir para se reconectar e se reabilitar do estresse cotidiano. Um dos segmentos turísticos que têm sido capaz de atender a essas solicitações é o turismo de saúde e, mais especificamente, o turismo de bem-estar. Assim, o principal questionamento dessa pesquisa é: Houve uma maior procura pelo turismo de bem-estar após a pandemia de COVID-19? Para responder à tal questão, procurou-se atender ao seguinte objetivo: realizar uma análise do que vem sendo estudado e publicado sobre esse tema em uma das principais bases de dados, a Scopus (Elsevier) e uma análise observacional do que tem sido postado no Instagram para promover as experiências de turismo de bem-estar. A pesquisa foi realizada em outubro de 2022 e como resultado observou-se que houve um aumento significativo das menções às possibilidades de experiências nesse segmento, tanto no que se refere aos estudos sobre essas temáticas, como às postagens realizadas no Instagram, mostrando que é uma atividade que apesar do crescimento, ainda tem muito potencial, principalmente após o arrefecimento da pandemia. A limitação de pesquisa foi a revisão em apenas uma base de dados e sugere-se como estudos futuros a ampliação dessa análise e acredita-se que a pesquisa no Instagram em mais um idioma de largo alcance mundial também poderá ser relevante.
Palavras-chave: Turismo de bem-estar. Experiência. Hedonismo. Reabilitação. COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.