Diálogos Entre Turismo e Economia Solidária nas Instituições de Ensino Superior Públicas Fluminenses
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n3.8228Palavras-chave:
Turismo. Economia Solidária. Universidades. Ensino superior.Resumo
O Turismo, enquanto área de conhecimento, surgiu no âmbito do capitalismo; e, no seu desenvolvimento, observou-se o predomínio de uma perspectiva economicista. No entanto, novos conceitos marcam uma discussão mais social e inclusiva, como o turismo de base comunitária, o turismo solidário, ecoturismo, entre outros. Essas novas perspectivas convergem com os princípios do movimento de Economia Solidária (ES), como a solidariedade, a sustentabilidade e a primazia da pessoa humana. Desse modo, este trabalho procurou responder à seguinte questão: de que maneira os cursos superiores de Turismo das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do estado do Rio de Janeiro dialogam com os princípios da ES? O objetivo é apresentar os diálogos possíveis e existentes entre o Turismo e a ES, tendo, como palco os cursos superiores de Turismo das IES públicas nesse estado. A pesquisa qualitativa, com investigação documental e de campo, coletou dados a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Turismo, Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq), políticas públicas de ES e Turismo, além de entrevistas com docentes e tutores das IES públicas fluminenses. Verificou-se como o Turismo é um campo profícuo para esta confluência com a ES e encontramos os meios para isso, tanto no ensino, na pesquisa e na extensão, embora este caminho esteja ainda em vias de construção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.