Turismo e hospitalidade gay friendly na perspectiva da comunidade LGBTQIA+
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.7185Palavras-chave:
Turismo. Comunidade LGBTQIA .HospitalidadeResumo
Neste artigo discutem-se as opiniões da comunidade LGBTQIA+ acerca do nível de acolhimento nos destinos turísticos brasileiros. Também é abordada a relação entre turismo e hospitalidade, as características do segmento LGBTQIA+ e o surgimento dos espaços gay friendly. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se por ser exploratória e descritiva, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de opinião (survey). Aplicaram-se questionários on-line junto à comunidade LGBTQIA+ no período de 15 de abril a 15 de julho de 2021. Os resultados da pesquisa demonstraram que parcela significativa dos visitantes LGBTQIA+ já vivenciaram alguma situação de constrangimento e desconforto nos equipamentos turísticos e consideram que o setor de turismo do Brasil não está preparado para receber a comunidade de forma acolhedora e respeitosa. O estudo aponta para uma maior articulação entre os gestores públicos, privados e as demandas LGBTQIA+ com vistas a transformar os espaços urbanos em locais de intercâmbio, acolhimento e promoção da diversidade sexual.Downloads
Publicado
2023-04-19
Como Citar
Silva, B. J. C., & Carvalho, K. D. (2023). Turismo e hospitalidade gay friendly na perspectiva da comunidade LGBTQIA+. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(1), 51–79. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.7185
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.