Turismo e hospitalidade gay friendly na perspectiva da comunidade LGBTQIA+

Autores

  • Bernardo José Costa Silva
  • Karoliny Diniz Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.7185

Palavras-chave:

Turismo. Comunidade LGBTQIA .Hospitalidade

Resumo

Neste artigo discutem-se as opiniões da comunidade LGBTQIA+ acerca do nível de acolhimento nos destinos turísticos brasileiros. Também é abordada a relação entre turismo e hospitalidade, as características do segmento LGBTQIA+ e o surgimento dos espaços gay friendly. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se por ser exploratória e descritiva, utilizando-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de opinião (survey). Aplicaram-se questionários on-line junto à comunidade LGBTQIA+ no período de 15 de abril a 15 de julho de 2021. Os resultados da pesquisa demonstraram que parcela significativa dos visitantes LGBTQIA+ já vivenciaram alguma situação de constrangimento e desconforto nos equipamentos turísticos e consideram que o setor de turismo do Brasil não está preparado para receber a comunidade de forma acolhedora e respeitosa. O estudo aponta para uma maior articulação entre os gestores públicos, privados e as demandas LGBTQIA+ com vistas a transformar os espaços urbanos em locais de intercâmbio, acolhimento e promoção da diversidade sexual.

Biografia do Autor

Bernardo José Costa Silva

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Karoliny Diniz Carvalho

Doutoranda em Turismo (PPGTUR/UFRN). Mestre em Cultura e Turismo (UESC/BA). Bacharel em Turismo (UFMA). Docente do curso de Bacharelado em Turismo do campus São Bernardo (UFMA).

Downloads

Publicado

2023-04-19

Como Citar

Silva, B. J. C., & Carvalho, K. D. (2023). Turismo e hospitalidade gay friendly na perspectiva da comunidade LGBTQIA+. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(1), 51–79. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.7185

Edição

Seção

Artigos