Impactos da pandemia no turismo: O caso de uma Pousada em Balneário Camboriú/SC
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.7250Palavras-chave:
Turismo, Hotelaria, Empreendedorismo.Resumo
Um dos grandes desafios do turismo é enfrentar ciclos instáveis, sendo estes prejudiciais para o andamento dos empreendimentos. Em 2020, o setor se deparou com uma crise, a pandemia da COVID-19. Com isto, o presente artigo tem como objetivo geral de analisar as reações de uma Pousada, no município de Balneário Camboriú, Santa Catarina, frente à pandemia da COVID-19, e para que este possa ser alcançado, têm-se os objetivos específicos de compreender o setor do turismo; apresentar a relação entre empreendedorismo e inovação no setor; demonstrar os impactos da pandemia da COVID-19 no turismo bem como, as reações governamentais; apresentar as estratégias adotadas pela Pousada como reação a pandemia da COVID-19. Como resultado foi observado que o setor do turismo teve suas ofertas muito maiores que as demandas, devido à queda no fluxo de turistas, cancelamentos de viagens, e medidas adotadas na tentativa de conter a taxa de transmissão do vírus SARS-CoV-2; será possível visualizar como este cenário de pandemia afetou a Pousada, sendo que a quantidade de reservas da propriedade chegou a decair em 2100% e sua receita em 3560% no ano de 2020, com isto a propriedade ficou sem capacidade de pagamento para as contas do mês e salário de funcionários. Contudo o meio de hospedagem se reinventou e adotou estratégias, a fim de minimizar os prejuízos causados na demanda da mesma, tais como: inovação em sua estrutura, meio de hospedagem, cartão fidelidade, dentre outros.
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