Metodologias de ensino-aprendizagem em turismo: percepção de estudantes de curso superior

Autores

  • Adson de Lima Claudino Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • José Mateus Silva de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.7290

Resumo

Metodologias de ensino possuem notoriedade no processo de ensino-aprendizagem na medida em que buscam otimizar as práticas pedagógicas, sendo assim, investigar a temática da educação em turismo pelo viés das metodologias de ensino revela-se como uma área pertinente de estudos. O objetivo deste artigo foi analisar a percepção de discentes do curso superior de turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) sobre as metodologias de ensino aplicadas pelos docentes. A pesquisa se classifica como qualitativa e quantitativa, transversal, exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line via Google Forms com alunos que tiveram a experiência de ensino presencial e remoto. Para a interpretação dos dados utilizou-se a análise de conteúdo, a análise de similitude através do software Iramuteq e estatística descritiva. Os resultados apontam que os discentes vislumbram o uso de metodologias de ensino como ferramentas relevantes para o ensino e para a aprendizagem, e que métodos com caráter prático possuem maior aderência por reverberar em melhores resultados, mostrando a necessidade de busca por métodos que otimizem a absorção do conhecimento e motive participação em sala de aula. Conclui-se que o ensino do turismo - presencial ou remoto - requer propostas didáticas, que possibilitem aos educandos desenvolver um olhar crítico-reflexivo sobre o setor, atributos potencializados por meio da utilização de metodologias ativas de ensino e sinergia entre professor e aluno em sala de aula.

Biografia do Autor

Adson de Lima Claudino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR) da UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Técnico em Eventos pelo IFRN. E-mail: [email protected] Lattes: http://lattes.cnpq.br/9281390806007447

José Mateus Silva de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrando em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR) da UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. E-mail: [email protected] Lattes: http://lattes.cnpq.br/8882270603355940

Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR) da UFRN. Mestre em Gestão e Desenvolvimento do Turismo pelo PPGTUR/UFRN. Bacharel em Turismo pela UFRN. Bacharel em Administração de Empresas pela UFRN. Técnica em Gerência de Produção pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/RN). E-mail: [email protected] Lattes: http://lattes.cnpq.br/3366873537781490

Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Curso de Turismo e do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. E-mail: [email protected] Lattes: http://lattes.cnpq.br/7233203993967359

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

Claudino, A. de L., Araújo, J. M. S. de, Cavalcante, I. C. O. G. da S., & Alexandre, M. L. de O. (2023). Metodologias de ensino-aprendizagem em turismo: percepção de estudantes de curso superior. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(1), 129–155. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n1.7290

Edição

Seção

Artigos