Gestão de recursos públicos no turismo: análise dos investimentos do MTur em Mato Grosso do Sul

Autores

  • Valdirene Vilhalva Amaral Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Dores Cristina Grechi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) https://orcid.org/0000-0002-4481-0166
  • Rodrigo Cardoso da Silva
  • Edilene Adelino Pequeno Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7281

Palavras-chave:

repasse, recursos, região, política, turismo

Resumo

Com o surgimento do Ministério do Turismo, em 2003, houve a implementação do Programa Nacional de Regionalização do Turismo (PRT), que busca fortalecer e desenvolver o turismo regional e descentralizado em todo o território brasileiro. Passados mais de vinte anos da implementação do programa em Mato Grosso do Sul, surgiu a necessidade de saber como está o desenvolvimento do Programa no estado. Desta forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar como evoluiu a descentralização dos recursos nas diferentes regiões turísticas ao longo da vigência do programa. Os dados utilizados foram retirados da plataforma Portal da Transparência, referente ao período de 2003 a 2020. A pesquisa concentrou-se nos municípios que constituem as oito Regiões Turísticas, além de um conjunto de municípios que não integram o Mapa, mas que receberam recursos. Dentre os principais resultados encontrados, estão as grandes concentrações de recursos intra e inter-regional, chamando atenção para a capital do estado. Outro fato importante, é como o grupo de municípios não integrantes do Mapa recebeu investimentos, apresentando inconsistência com as diretrizes da política federal e enfraquecendo o propósito das Instâncias de Governança Regionais. 

Biografia do Autor

Valdirene Vilhalva Amaral, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Graduanda em Turismo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Bolsista PIBIC e membro do grupo de pesquisa GESTHOS.

Dores Cristina Grechi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) nos cursos de Turismo e no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Sistemas Produtivos. Membro dos grupos de pesquisa GESTHOS e Organização, Governo e Sociedade.

Rodrigo Cardoso da Silva

Doutor em turismo (2020) na linha de desenvolvimento regional do turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo UFRN/CCSA.Professor e pesquisador no Instituto Federal de Brasília. 

Edilene Adelino Pequeno, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora assistente na Universidade Federal do Tocantins. 

Downloads

Publicado

2023-10-08

Como Citar

Amaral, V. V., Grechi, D. C., da Silva, R. C., & Pequeno, E. A. (2023). Gestão de recursos públicos no turismo: análise dos investimentos do MTur em Mato Grosso do Sul. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(2), 1–22. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7281

Edição

Seção

Artigos