Políticas públicas de turismo no Brasil: uma análise dos pleitos direcionados para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo

Autores

  • Aracelis Gois Morales Rigoldi Faculdades FADAP/FAP Faculdades REGES- Osvaldo Cruz
  • Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Marli Teresinha Vieira Pós-doutorado em Inovação, pós-graduanda em Análise de Dados, doutora em Administração, mestre em Ciências Contábeis, especialista em Controladoria, e graduada em Ciências Contábeis e Direito. Atua como professora-pesquisadora na Universidade Federal do Tocantins, no curso de Ciências Contábeis e no mestrado profissional PROFNIT. Coordenou o curso de graduação em Ciências Contábeis. Exerceu temporariamente a função de pró-reitora e assessoria na PROAP-UFT. Foi diretora de Políticas Educacionais na PROGRAD-UFT. Atuou como perita contábil na Justiça Estadual e Federal. É membro do programa de voluntariado da classe contábil, da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis e da Associação de Peritos do Estado do Tocantins. Atua na área de pesquisa em inovação, gestão das organizações, pessoas e responsabilidade social na perspectiva de modelos para implantação de ações. Avaliadora de cursos, reconhecimento e renovação de reconhecimento, portaria MEC/INEP 1.064, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2018. Membro da comissão de estudos ABNT-CEE-250, de serviços de educação e aprendizagem. Atualmente é diretora de ensino e pesquisa da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis.
  • Valéria Rueda Elias Spers Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP (2004), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1997), especialista em marketing pela Universidade São Judas Tadeu (1988), graduada em Administração pelo Centro Universitário Salesiano Dom Bosco (1987). Foi docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional e Doutorado em Administração da UNIMEP até julho de 2018. Atualmente docente do Centro Universitário Atenas - MG com dedicação de 12 horas. Consultora na área de Gestão e no Mercado Educacional. Atua na área de Administração, com ênfase em Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas, Responsabilidade Social, Terceiro Setor, Governança Corporativa, Liderança e Gestão Turística.

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7356

Palavras-chave:

Turismo, políticas públicas de turismo

Resumo

O estado de são Paulo apresenta uma política pública de turismo diferenciada perante aos demais estados brasileiros, que a partir de legislações específicas, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo (DADETUR), o Estado disponibiliza recursos financeiros para aplicação de projetos para infraestrutura focada para o desenvolvimento do turismo para os municípios decretados estâncias. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar os pleitos procedentes dos recursos do DADETUR, focando a importância das obras direcionadas ao fomento do turismo. Metodologicamente, o estudo é descritivo e exploratório, com uma abordagem qualitativa. A pesquisa utilizou-se dos instrumentos de triangulação de análises da coleta de dados e da técnica de análise de Bardin (2016), construindo categorias e subcategorias definidas para uma análise interpretativa. As coletas das informações ocorreram nos anos de 2017 a 2021 na sede da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que a principal política pública de turismo do estado de São Paulo não cumpre com os objetivos da proposta de fomentar o turismo para o desenvolvimento da atividade, revelando que a maioria dos peitos são destinados para execução de obras de infraestrutura básica urbana.

Biografia do Autor

Aracelis Gois Morales Rigoldi, Faculdades FADAP/FAP Faculdades REGES- Osvaldo Cruz

Pós doutoranda do Programa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba UNIMEP (2019). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz UESC/UFBA (2004). Especialista em Administração de Marketing e Propaganda na Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Bacharel em Administração pela Faculdade FACCAT - Tupã (2012) e Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2001). Secretaria municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura da Estância Turística de Tupã no período de 2005-2012. Turismóloga concursada na Prefeitura da Estância Turística de Tupã. Professora universitária na Faculdades FADAP/FAP e na Faculdades REGES - Osvaldo Cruz nos cursos de Administração. Tem experiência na área administração pública, políticas públicas, planejamento estratégico, gestão de negócio, empreendedorismo, metodologia cientifica, planejamento turístico, planejamento e organização de eventos, turismo e políticas públicas e educação turística.

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM-UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE-UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo, Pedagogia, História e Letras. Realizou estudos de pós-doutoramento/professor visitante nas Universidades de Coimbra (UC-Portugal), de Cádiz (UCA, Espanha), de Brasília (FAC-UnB) e UNESP (UNESP-SP). Atualmente é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT) e do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão Informação, Comunicação e Memória (INFO-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT) e no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT-UFT). É Investigador Colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra (UC-Portugal). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo, formação, inovação tecnológica e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. Coordena a International Researchers Network for Bologna (Rebol) (Rede Internacional de Pesquisadores sobre Bolonha) (desde 2015) e participa nas redes: RedeCT - Rede Internacional de Pesquisadores sobre Comunidades Tradicionais (desde 2017), Rede Nacional de Observatórios de Imprensa - RENOI (desde 2015), REDE AMLAT - Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina (desde 2019) e RNCD - Rede Nacional de Combate à Desinformação (desde 2020).

Downloads

Publicado

2023-10-08

Como Citar

Rigoldi, A. G. M., Pôrto Júnior, F. G. R., Vieira, M. T., & Spers, V. R. E. (2023). Políticas públicas de turismo no Brasil: uma análise dos pleitos direcionados para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(2), 23–46. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7356

Edição

Seção

Artigos