Políticas públicas de turismo no Brasil: uma análise dos pleitos direcionados para o desenvolvimento do turismo no Estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7356Palavras-chave:
Turismo, políticas públicas de turismoResumo
O estado de são Paulo apresenta uma política pública de turismo diferenciada perante aos demais estados brasileiros, que a partir de legislações específicas, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos da Secretaria Estadual de Turismo (DADETUR), o Estado disponibiliza recursos financeiros para aplicação de projetos para infraestrutura focada para o desenvolvimento do turismo para os municípios decretados estâncias. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo analisar os pleitos procedentes dos recursos do DADETUR, focando a importância das obras direcionadas ao fomento do turismo. Metodologicamente, o estudo é descritivo e exploratório, com uma abordagem qualitativa. A pesquisa utilizou-se dos instrumentos de triangulação de análises da coleta de dados e da técnica de análise de Bardin (2016), construindo categorias e subcategorias definidas para uma análise interpretativa. As coletas das informações ocorreram nos anos de 2017 a 2021 na sede da Secretaria de Turismo do estado de São Paulo. Os resultados demonstraram que a principal política pública de turismo do estado de São Paulo não cumpre com os objetivos da proposta de fomentar o turismo para o desenvolvimento da atividade, revelando que a maioria dos peitos são destinados para execução de obras de infraestrutura básica urbana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.