Iniciativas rumo à gestão e medição da inovação empresarial no turismo: revisão sistemática da literatura (1996-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7357

Palavras-chave:

Empresas de turismo, Gestão, Avaliação, Medição da Inovação, Revisão Sistemática da Literatura

Resumo

Este artigo objetiva apresentar o estado da arte sobre iniciativas para a gestão, avaliação e medição da inovação em empresas de turismo, a partir da análise teórico-metodológicas, abordagens e resultados até então mostrados na literatura sob enfoque da perspectiva da Oferta. Para tanto, uma Revisão Sistemática da Literatura foi o método usado. Constatamos que a maioria das pesquisas têm sido desenvolvidas no contexto europeu. Contudo, a investigação contextual contemplou os continentes americano, africano, asiático e da Oceania. Conceitos foram analisados e a partir deles, foi possível identificar tipologias, indicadores, determinantes e linhas de orientações para avaliar ou medir a inovação empresarial no turismo. A avaliação das concepções e condutas dos gestores se mostrou fundamental para compreender a natureza da dinâmica da inovação em suas perspectivas individuais, estruturais, interativas e / ou sistêmicas. Esta é uma das poucas revisões sistemáticas da literatura sobre inovação no setor de turismo. Apresentamos lacunas de pesquisa e questões críticas relativas ao desenvolvimento de estratégias adequadas para melhor gerir e avaliar a inovação em empreendimentos turísticos.


 

Biografia do Autor

Jussara Danielle Martins Aires, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro. Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão, Centro de Ciências de São Bernardo (UFMA - CCSB). 

Carlos Costa, Universidade de Aveiro

Doutor em Turismo pela Universidade de Surrey. Professor catedrático e Diretor do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro. 

Filipa Brandão, Universidade de Aveiro

Doutora em Turismo pela Universidade de Aveiro. Professora Auxiliar do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro. 

Downloads

Publicado

2023-10-08

Como Citar

Aires, J. D. M., Costa, C., & Brandão, F. (2023). Iniciativas rumo à gestão e medição da inovação empresarial no turismo: revisão sistemática da literatura (1996-2021). REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(2), 47–65. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7357

Edição

Seção

Artigos