Iniciativas rumo à gestão e medição da inovação empresarial no turismo: revisão sistemática da literatura (1996-2021)
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7357Palavras-chave:
Empresas de turismo, Gestão, Avaliação, Medição da Inovação, Revisão Sistemática da LiteraturaResumo
Este artigo objetiva apresentar o estado da arte sobre iniciativas para a gestão, avaliação e medição da inovação em empresas de turismo, a partir da análise teórico-metodológicas, abordagens e resultados até então mostrados na literatura sob enfoque da perspectiva da Oferta. Para tanto, uma Revisão Sistemática da Literatura foi o método usado. Constatamos que a maioria das pesquisas têm sido desenvolvidas no contexto europeu. Contudo, a investigação contextual contemplou os continentes americano, africano, asiático e da Oceania. Conceitos foram analisados e a partir deles, foi possível identificar tipologias, indicadores, determinantes e linhas de orientações para avaliar ou medir a inovação empresarial no turismo. A avaliação das concepções e condutas dos gestores se mostrou fundamental para compreender a natureza da dinâmica da inovação em suas perspectivas individuais, estruturais, interativas e / ou sistêmicas. Esta é uma das poucas revisões sistemáticas da literatura sobre inovação no setor de turismo. Apresentamos lacunas de pesquisa e questões críticas relativas ao desenvolvimento de estratégias adequadas para melhor gerir e avaliar a inovação em empreendimentos turísticos.
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