Turistas brasileiros: Quem são? Onde vivem? Quanto consomem?
DOI:
https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7491Palavras-chave:
turismo no Brasil, turismo doméstico, estatísticas de turismo, demanda turística, consumo turísticoResumo
Este trabalho objetiva estimar estatísticas abrangentes, consistentes e atualizadas acerca das dimensões do turismo nacional (emissivo e doméstico) no Brasil. Essas informações descritivas são desenvolvidas a partir dos microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017-2018 do IBGE. O consumo turístico nacional é quantificado pelo volume das despesas turísticas das famílias brasileiras. São apresentadas estimativas da despesa média, bem como do consumo turístico agregado das famílias. A dimensão do consumo é associada a aspectos demográficos e socioeconômicos. Os resultados revelam que o acesso ao consumo de viagens turísticas no Brasil é profundamente desigual. A desigualdade está associada principalmente à renda. Outras variáveis relevantes são o grau de instrução, a localização do domicílio, cor ou raça, sexo, composição familiar e o tamanho da família. A despesa turística agregada anual estimada é de R$ 90,7 bilhões. A maior parte do turismo nacional é representado por famílias da região Sudeste, com 2 a 4 pessoas, 2 adultos com ou sem crianças, formadas exclusivamente por pessoas brancas, chefiadas por homens com ensino superior, e com renda mensal acima de 10 salários mínimos.Downloads
Publicado
2023-10-08
Como Citar
Santos, G. E. de O. (2023). Turistas brasileiros: Quem são? Onde vivem? Quanto consomem?. REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO, 17(2), 66–91. https://doi.org/10.61564/raoit.v17n2.7491
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.