PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR COMO REDE DE CUIDADOS EM SAÚDE EM ODONTOLOGIA

Autores

  • Leila Maria Chevitarese de Oliveira UNIGRANRIO
  • Silvia Cristina de Carvalho UNIGRANRIO

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar o passo a passo realizado junto ao Curso de Odontologia da UNIGRANRIO com vistas à promover a significação da matriz curricular do referido curso como “REDE DE CUIDADOS EM SAÚDE”. O  desafio era avançarmos para tentar romper o ensino fragmentado que tem sido adotado na formação do cirurgião-dentista, que o leva a uma visão restrita da dimensão do problema de saúde. O Pró-Saúde possibilitou-nos avançar, por meio do amadurecimento de nossos olhares na medida em que nos permitiu reflexões com facilitadores externos e vivências em cenários públicos reais, possibilitando criticar  realidade com vistas a melhorá-la. Os produtos desse amadurecimento permitiram que os docentes: 1- atuassem de forma a capacitar os profissionais que atuam na Unidade Básica de Saúde de Jardim Gramacho/Escola para melhorar a resolutividade desse nível de atenção, ao mesmo tempo que deixassem de sobrecarregar os demais níveis, quebrando o ciclo da perpetuação do usuário no sistema; 2- entendessem melhor a dinamicidade da Atenção Básica; 3- meditassem sobre o ensino que estavam a ofertar em suas disciplinas de base dentro das salas de aula.

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Como Citar

Oliveira, L. M. C. de, & Carvalho, S. C. de. (2010). PROCESSO DE SIGNIFICAÇÃO DA MATRIZ CURRICULAR COMO REDE DE CUIDADOS EM SAÚDE EM ODONTOLOGIA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1146

Edição

Seção

Artigos Científicos