INFLUÊNCIA DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Autores

  • Andressa Aline Bernardo Bueno UERJ
  • Cintia Silva Fassarella UNIGRANRIO

Resumo

A experiência, adquirida com a prática, não somente da observação, torna-se fundamental aos principiantes, sobretudo, o aumento de horas dentro do ambiente clínico, oportunizando maior vivência. O escopo foi descrever a experiência de acadêmicos de enfermagem durante um programa de estágio não-obrigatório, bem como sua influência para uma assistência de qualidade e segura para o paciente através da criação de identidade profissional. Trata-se de um relato de experiência sobre a participação de acadêmicos de enfermagem durante um programa de estágio não-obrigatório durante 12 meses num hospital privado acreditado nacional e internacionalmente. O grupo passou pelos quatro setores de Terapia Intensiva existente no hospital, visualizando todos os processos e rotinas peculiares o que permitiu a construção do perfil profissional e adoção de práticas mais seguras. O estágio influenciou positivamente durante nossas avaliações obrigatórias na faculdade, nosso comportamento e crescimento profissional, sobretudo o incorporamento da ideologia da segurança do paciente.

Biografia do Autor

Andressa Aline Bernardo Bueno, UERJ

Enfermeira Residente no Programa de Clínica Médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE- UERJ). Graduada em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO).

Cintia Silva Fassarella, UNIGRANRIO

Enfermeira. Mestre em Centro de Educação e Humanidades no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ). Professora Adjunta I e Assistente de Coordenação da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy (UNIGRANRIO). Professora Substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Enfermeira na Secretaria Estadual de Saúde (SES/RJ).

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

Bueno, A. A. B., & Fassarella, C. S. (2012). INFLUÊNCIA DO ESTÁGIO NÃO-OBRIGATÓRIO PARA A SEGURANÇA DO PACIENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NUMA INSTITUIÇÃO PRIVADA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 6(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/1671

Edição

Seção

Relatos de Caso