SEGURANÇA DO PACIENTE: O ENFERMEIRO DIANTE DO APRAZAMENTO DAS PRESCRIÇÕES

Autores

  • Rosilene Alves Ferreira
  • Monica De Almeida Karam UNIGRANRIO
  • Daniel Guedes Souza UNIGRANRIO

Resumo

A administração de medicamentos se apresenta como uma das principais funções assistenciais da equipe de enfermagem. Para a realização dessa assistência é mister um vasto conhecimento científico que fundamenta a ação do enfermeiro promovendo a segurança do paciente. O presente artigo contempla como objeto de estudo o critério utilizado pelo enfermeiro para realização de aprazamento das prescrições médicas e a segurança do paciente, cujos objetivos principais são: a identificação e a análise desses critérios. O tipo de estudo realizado foi uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva. A avaliação dos resultados foi realizada através de duas categorias, a primeira foi denominada padronização = critério de adaptação entende-se pela utilização do raciocínio crítico na alteração dos horários de administração dos fármacos com 67% dos enfermeiros entrevistados utilizando este padrão; a padronização ≠ critério de adaptação fica entendida como a utilização dos horários preconizados pela instituição sem alteração de acordo com as drogas prescritas com 33% dos enfermeiros utilizando este padrão de aprazamento. Diante do resultado a segurança do paciente deve ser prioridade, os profissionais envolvidos no ensino e na assistência hospitalar, devem disseminar uma nova cultura estabelecida através de uma assistência de enfermagem eficaz prevenindo eventos adversos desde o ato do aprazamento das prescrições até a administração das drogas contribuindo para a segurança do paciente.

Biografia do Autor

Rosilene Alves Ferreira

Especialista em Enfermagem do Trabalho pela UNIGRANRIO. Graduada em Enfermagem pela UNIGRANRIO

Monica De Almeida Karam, UNIGRANRIO

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora da graduação e Pós-graduação de Terapia Intensiva em enfermagem da Universidade do Grande Rio. Professora Adjunta Mestre da Universidade do Grande Rio. Auxiliar de Coordenação do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Grande Rio Unidade Lapa.

Daniel Guedes Souza, UNIGRANRIO

Graduado em Enfermagem pela UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2014-09-14

Como Citar

Ferreira, R. A., Karam, M. D. A., & Souza, D. G. (2014). SEGURANÇA DO PACIENTE: O ENFERMEIRO DIANTE DO APRAZAMENTO DAS PRESCRIÇÕES. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 8(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2396

Edição

Seção

Artigos Científicos