CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM CÂNCER DE RETOSSIGMÓIDE E USO DE ILEOSTOMIA: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Laryssa Cristhine da Silva Pedrosa UNIGRANRIO
  • Priscila Santos da Silva UNIGRANRIO
  • Fabio José de Almeida Guilherme UNIGRANRIO
  • Danielle Costa de Souza UNIGRANRIO
  • Maria da Soledade Simeão dos Santos UFRJ

Resumo

O câncer do retossigmóide é uma doença altamente prevalente, sendo considerado um problema de saúde pública em vários países. Sua incidência vem aumentando gradativamente, o câncer colorretal abrange tumores que acometem um segmento do intestino grosso (o cólon) e o reto. Ele é na maioria dos casos curável, quando detectado precocemente Esses tumores podem ser detectados através de dois exames: pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - INCA (2006), uma maneira de prevenir o aparecimento dos tumores seria a detecção e a remoção dos pólipos antes de eles se tornarem malignos.  A estimativa de novos casos é de 32.600, sendo 15.070 homens e 17.530 mulheres (INCA, 2014). O número de mortes quando não tratado ou detectado precocemente é de 14.016, sendo 6.818 homens e 7.198 mulheres (INCA). Frente ao contexto, este estudo tem como objetivo estabelecer o processo de enfermagem, segundo Taxonomia I de NANDA (2012-2014). sobre os diagnósticos de enfermagem ao paciente portador de câncer retossigmóide.

Biografia do Autor

Laryssa Cristhine da Silva Pedrosa, UNIGRANRIO

Acadêmica do 9º período do curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO.

Priscila Santos da Silva, UNIGRANRIO

Acadêmica do 9º período do curso de Graduação em Enfermagem pela UNIGRANRIO. Sênior do Núcleo de Educação em Urgência - NEUR do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, do município de Duque de Caxias.

 

 

Fabio José de Almeida Guilherme, UNIGRANRIO

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ/EEAN. Instrutor do Advanced Trauma Care for Nurse – ATCN, capítulo Brasil. Coordenador e Professor do Curso de Pós Graduação lato sensu de Enfermagem em Urgência e Emergência pela UNIGRANRIO. Professor Assistente I da ECS da UNIGRANRIO. Membro do Comitê de Enfermagem da Sociedade Panamericana de Trauma – SPT. Membro do Grupo de Pesquisa “O mundo do trabalho, comunicação e educação em Enfermagem”. Membro do Núcleo de Pesquisa Educação e Saúde em Enfermagem – NUPESENF, da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Enfermagem Anna Nery – UFRJ/EEAN. 

 

Danielle Costa de Souza, UNIGRANRIO

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem UFRJ/EEAN. Professora Assistente I da ECS da UNIGRANRIO. Membro do Grupo de Pesquisa “O mundo do trabalho, comunicação e educação em Enfermagem”. Membro do NUPESENF, da UFRJ/EEAN. 

Maria da Soledade Simeão dos Santos, UFRJ

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo/Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP/EEUSP-RP. Líder do Grupo de Pesquisa “O mundo do trabalho, comunicação e educação em Enfermagem”. Membro do NUPESENF, da UFRJ/EEAN.  

Downloads

Publicado

2015-02-17

Como Citar

Pedrosa, L. C. da S., Silva, P. S. da, Guilherme, F. J. de A., Souza, D. C. de, & Santos, M. da S. S. dos. (2015). CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO PACIENTE COM CÂNCER DE RETOSSIGMÓIDE E USO DE ILEOSTOMIA: ESTUDO DE CASO. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2680

Edição

Seção

Resumo Expandido