LIÇÕES DE ANATOMIA: UM DEBATE SOBRE A MORTE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

Autores

  • Cely Carolyne Pontes Morcerf Unigranrio
  • Camila Nunes de Figueiredo Unigranrio
  • Laura Lermen Unigranrio
  • Klicia Mayra Lopes Neves Unigranrio
  • Lisiane Marcolino Brinholi Unigranrio
  • Sandra Pereira Impagliazzo Unigranrio

Resumo

Para debater sobre questões éticas e angústias relacionadas ao tema da morte durante o curso de medicina, a liga acadêmica de saúde mental da Unigranrio (LASM) realizou uma atividade sobre o impacto do uso de cadáveres em aulas de anatomia. Considerada um fracasso para a medicina, a morte não é um tema trabalhado com freqüência. O contato com a morte inicialmente ocorre nas aulas de anatomia, porém o estudante de medicina não está preparado para esse momento e se sente muito angustiado durante o estudo de cadáveres.  O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência reflexiva da LASM na tentativa de humanizar e ampliar o olhar do estudante de medicina para os aspectos bioéticos. 

Biografia do Autor

Cely Carolyne Pontes Morcerf, Unigranrio

Estudante do 5º período de medicina da Unigranrio, Unidade Barra da Tijuca, presidente da liga acadêmica de saúde mental da unigranrio, presidente da liga acadêmica de infectologia e doenças parasitárias da unigranrio, secretária da liga acadêmica de oncologia pediátrica da Unigranrio, presidente do projeto ilumine e diretora social do Centro Acadêmico de Medicina da Unigranrio (CAMU)

Downloads

Publicado

2016-07-13

Como Citar

Pontes Morcerf, C. C., Nunes de Figueiredo, C., Lermen, L., Lopes Neves, K. M., Marcolino Brinholi, L., & Pereira Impagliazzo, S. (2016). LIÇÕES DE ANATOMIA: UM DEBATE SOBRE A MORTE NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2690

Edição

Seção

Resumo Expandido