DESVENDANDO OS TERMOS UTILIZADOS EM SAÚDE COLETIVA ATRAVÉS DO USO DE UM GLOSSÁRIO ONLINE

Autores

  • Fernanda de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Mariana dos Santos Borges Universidade Federal Fluminense
  • Maria Lúcia Ferreira dos Santos Fernandes Filha Universidade Federal Fluminense
  • Márcia Isabel Gentil Diniz Universidade Federal Fluminense
  • Gerardo Marcelo Uri Kahan Universidade Federal Fluminense

Resumo

Refletir sobre a emergência de novas bases que exigem uma ação pedagógica inovadora e que garantam a superação dos processos de transmissão de conteúdo organizados apenas de forma didática, oferecendo ao aluno novidades que facilitem seu entendimento e despertem seu interesse. Em relação à forma como são transmitidos os seus conteúdos, ou seja, não somente em relação à sua forma, que costuma ser pautada de forma geral em uma abordagem tradicional de ensino, no qual o estudante é um ser passivo diante do conhecimento transmitido, mas como estar atento continuamente para adequar todo o planejamento do processo de ensino- aprendizagem primando pelas inovações tão solicitadas na sociedade do conhecimento e tão bem recebidas pelos educando e esta preocupação se faz presente na referida disciplina. Desta forma, se oferece ao aluno do 3º período do curso de graduação em Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), da Universidade Federal Fluminense (UFF)na Saúde coletiva 1 uma proposta facilitadora do ensino, com o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas que visam o aperfeiçoamento da aprendizagem. Tal disciplina que já incorporou inovações como site, ícone para celulares com conteúdos específicos da disciplina para serem acessados de qualquer lugar pelo usuário e outras inovações em situações colaborativas professor-aluno. Nesta experiência aqui relatada introduziu-se disponibilizando no blog utilizado pelos seus acadêmicos um glossário com os principais termos utilizados em Saúde Coletiva, de acordo com as bases teóricas oferecidas pela disciplina.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mariana dos Santos Borges, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Maria Lúcia Ferreira dos Santos Fernandes Filha, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). Membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Márcia Isabel Gentil Diniz, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestre em Educação. Professora Adjunta IV no Departamento de Enfermagem Materno – Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC). Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária. Universidade Federal Fluminense (UFF)

Gerardo Marcelo Uri Kahan, Universidade Federal Fluminense

Educador Físico. Doutor em Educação. Professor de Ciências da Educação da Faculdade de Humanidades e Artes de Rosário. Co - Líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Educação e Saúde Comunitária. Universidade Nacional de Rosário.

Downloads

Publicado

2015-02-17

Como Citar

de Souza, F., Borges, M. dos S., Fernandes Filha, M. L. F. dos S., Diniz, M. I. G., & Kahan, G. M. U. (2015). DESVENDANDO OS TERMOS UTILIZADOS EM SAÚDE COLETIVA ATRAVÉS DO USO DE UM GLOSSÁRIO ONLINE. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 9(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2721

Edição

Seção

Resumo Expandido