CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ENFERMEIRO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITEATURA

Autores

  • Gláucio Jorge Souza UNITAU
  • Maria Angela Boccara Paula UNITAU

Resumo

Este estudo objetivou realizar revisão integrativa da literatura sobre a identidade profissional do enfermeiro. Os dados foram coletados no mês de agosto de 2014, nas bases de dados: LILACS e SCIELO. O estudo possibilitou delinear elementos que dizem respeito às formas que o enfermeiro se percebe e como é constituída a sua identidade, tais como: a imagem de si, a identidade no processo de formação e a identidade na trajetória individual. Evidenciou-se que o processo de construção da identidade do enfermeiro está intimamente ligado ao contexto em que desenvolve as atividades específicas de sua profissão, e a quem são desenvolvidas essas atividades, mas também o que resulta dessas ações de trabalho. Percebe-se que o homem busca construir sua identidade sob a perspectiva individual e à medida que isso acontece reflete na identidade da enfermagem em geral, sendo considerada identidade coletiva, por outro lado a identidade coletiva exerce grande influência no que se refere à construção da identidade individual. Sendo assim, grandiosamente se complementam, originando a identidade singular de cada indivíduo. No processo pela busca da identidade, não é fácil saber o que efetivamente delimita sua constituição profissional ou social. Considera-se importante que se estimule o desenvolvimento de pesquisas nessa área. 

Biografia do Autor

Gláucio Jorge Souza, UNITAU

Possui graduação em Enfermagem Bacharel - Faculdades Integradas Teresa DAvila (2006). Pós Graduação Lattes Senso em Cuidados Críticos /Cardiologia - Univesidade do Vale do Paraíba UNIVAP (2008) e Docência para Enfermeiros pela Faculdade da Aldeia de Carapicuiba FALC (2009). Atualmente ocupa o cargo de Gerente de Enfermagem em uma Unidade Mista de saúde pela Prefeitura de Roseira exercendo atividades de Enfermeiro Gerencial e, docente pela Faculdades Integradas Teresa DAvila exercendo o cargo de Chefe da Disciplina de Saúde do Adulto ministrando aulas teóricas e acompanhamento em práticas assistências nas Áreas de Unidade de Terapia Intensiva, Pronto Socorro e Clínica Médica. Possui experiência nas área Assistenciais em UTI, Pronto Socorro, Clínica Médica, Atendimento a pacientes Críticos na Área de Atendimento Pré Hospitalar.

Maria Angela Boccara Paula, UNITAU

Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1986) , especialização Saúde Pública - UNITAU(1998) e Estomaterapia - EEUSP ( 1993),Mestre e Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2000; 2008). Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem da Universidade de Taubaté. Coordenador do Curso de Especialização ( Latu-Senso) de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Taubaté.Docente do Curso de Mestradoem Desenvolvimento Humano (Strictu Senso) da Universidade de Taubaté. Membro Titular (TiSOBEST) e Vice-Presidente (gestão 2012-2014) da Associação Brasileira de Enfermagem em Estomaterapia:estomas, feridas e incontinências (SOBEST), Presidente eleito para gestão 2015-2017 da SOBEST, Membro Pleno do World Council of Enterostomal Therapist (WCET) e do Comitê de publicação(gestão 2012-14) e (2014-16).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Estomaterapia, atuando principalmente em estomaterapia e saúde coletiva, assistência, ensino e pesquisa.Desenvolve trabalho integrado com profissionais de Saúde e Educação especialmente relacionado as ações de Educação em Saúde.

Downloads

Publicado

2016-01-20

Como Citar

Souza, G. J., & Paula, M. A. B. (2016). CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO ENFERMEIRO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITEATURA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/2727

Edição

Seção

Revisão da Literatura