OUTUBRO ROSA: FACILITANDO O ACESSO, PROMOVENDO À SAÚDE E PREVENINDO AGRAVOS À SAÚDE DA MULHER

Autores

  • Fabricio Pinheiro Martins Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO
  • Denis Fernandes da Silva Ribeiro Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO
  • Diana Ruth Farias Araujo Gaspar Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO
  • Ana Carolina Figueiredo Muniz Nascimento Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO
  • Danielle Costa De Souza Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO
  • Taísa Diva Gomes Felippe Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Resumo

O câncer se encontra entre as principais causas de mortalidade da população geral no Brasil. Nas mulheres, o tipo mais incidente de câncer, logo após do câncer de pele não melanoma, é o câncer de mama. O Outubro Rosa é uma campanha promovida pelo Instituto Nacional de Câncer - INCA desde o ano de 2010, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. São objetivos: Relatar as ações e competências desenvolvidas por acadêmicos de enfermagem durante a realização das atividades da campanha Outubro Rosa; Ressaltar a relevância do Outubro Rosa para a Promoção da Saúde e Prevenção de Agravos da Saúde da Mulher; Vivificar a importância da participação no Outubro Rosa para a formação dos enfermeiros no cuidado a Saúde da Mulher. Trata-se de um relato de experiência, descritivo e qualitativo. A experiência foi vivenciada por acadêmicos de enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO do quarto (4º) e nono (9º) período através do desenvolvimento das atividades de extensão do Outubro Rosa, no mês de outubro de 2015, em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, do Município de Duque de Caxias. Os acadêmicos participaram ativamente desde o planejamento, organização e execução das atividades, onde foi possível desenvolver competências como autonomia, comunicação, liderança, trabalho em equipe e tomada de decisão. Foram realizadas ações de Educação em Saúde à população e a realização de Exames Clínicos, com a realização de exame das mamas e coleta do exame de Papanicolau. Conclui-se que a atuação no Outubro Rosa permitiu uma maior instrumentalização dos acadêmicos de enfermagem, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades especificas no cuidado à promoção e prevenção dos agravos à saúde das mulheres.

Biografia do Autor

Fabricio Pinheiro Martins, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Acadêmico do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO. 

Denis Fernandes da Silva Ribeiro, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Enfermeiro pela Universidade do Grande Rio Professor José De Souza Herdy - UNIGRANRIO.

Diana Ruth Farias Araujo Gaspar, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Enfermeira pela Universidade do Grande Rio Professor José De Souza Herdy - UNIGRANRIO.

Ana Carolina Figueiredo Muniz Nascimento, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Acadêmica do curso de Enfermagem da Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy - UNIGRANRIO.

Danielle Costa De Souza, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pós-graduada em Saúde da Família e Enfermagem do Trabalho pela UNIGRANRIO. Professora Adjunto Mestre I da UNIGRANRIO.

Taísa Diva Gomes Felippe, Universidade do Grande Rio Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Clínica Médica, nos moldes de residência pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Universidade São Camilo. Professora Colaboradora do curso de Enfermagem na UNIGRANRIO.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Martins, F. P., Ribeiro, D. F. da S., Gaspar, D. R. F. A., Nascimento, A. C. F. M., De Souza, D. C., & Felippe, T. D. G. (2017). OUTUBRO ROSA: FACILITANDO O ACESSO, PROMOVENDO À SAÚDE E PREVENINDO AGRAVOS À SAÚDE DA MULHER. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3228

Edição

Seção

Resumo Expandido