CONCEPÇÕES DO ENFERMEIRO ACERCA DE TRANSTORNO MENTAL INFANTIL EM ATENÇÃO BÁSICA

Autores

  • Murielly Priscilly de Medeiros Maia
  • Cecília Nogueira Valença
  • Maura Vanessa Silva Sobreira

Resumo

RESUMO

A saúde mental infantil merece cuidado especial por parte dos profissionais da atenção básica durante a consulta de Crescimento e Desenvolvimento (C&D). Vê-se necessário o conhecimento de características que possam revelar um possível transtorno mental no infante. Assim, pode-se realizar um tratamento/acompanhamento precoce, sistemático e resolutivo para a criança. Desta feita, pretende-se discutir o papel do enfermeiro na identificação do transtorno mental infantil na consulta de C&D na atenção básica. Trata-se de um estudo descritivo/exploratório com enfoque qualitativo realizado com os 16 (dezesseis) enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde da Família do município de Caicó-RN. Os entrevistados relataram despreparo acadêmico em relação ao transtorno mental infantil. Bem como dificuldade de compreensão dos sinais e sintomas da doença mental na criança, ressaltando que o acompanhamento das consultas de C&D ocorre apenas de 0 a 2 anos. Quando algum sinal ou sintoma relevante é identificado, encaminha-se o caso para o médico da atenção básica e, a partir daí, inicia-se os serviços de referência e contra referência. O enfermeiro, quanto sujeito atuante no processo de trabalho da atenção básica, tem importante papel na identificação do transtorno mental infantil através de possíveis sinais e sintomas detectados durante a consulta de C&D.

DESCRITORES: Assistência. Atenção Básica. Enfermagem. Saúde da Criança. Saúde Mental.

Biografia do Autor

Murielly Priscilly de Medeiros Maia

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Atualmente é enfermeira plantonista do HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ.

Cecília Nogueira Valença

Doutora em enfermagem pelo programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PGENF/UFRN), 2013. Professora colaboradora do PGENF/UFRN. Professora adjunto I da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí (FACISA). Membro dos grupos de pesquisa "Caleidoscópio da Educação em Enfermagem" do Departamento de Enfermagem/UFRN, "Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem nos diferentes cenários de atenção à saúde (GEPECAS)" do Curso de Enfermagem/FACISA e "O cuidar na saúde na perspectiva multiprofissional" do HUAB. Atua nos seguintes temas: formação em saúde/enfermagem, saúde do trabalhador, saúde da criança e bioética.

 

Maura Vanessa Silva Sobreira

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Especialista em Gestão da Atenção a Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Sirio Libanes- SP (2014). Especialista em Politicas e Gestão do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é Secretária Executiva de Saúde do Estado da Paraíba. Professora Efetiva- Assistente IV do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Colaboradora da Faculdade Santa Maria- FSM- Cajazeiras- PB. Atua na área de consultoria educacional, saúde coletiva, gestão em saúde e como pesquisadora na área.

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Publicado

2017-07-26

Como Citar

de Medeiros Maia, M. P., Nogueira Valença, C., & Silva Sobreira, M. V. (2017). CONCEPÇÕES DO ENFERMEIRO ACERCA DE TRANSTORNO MENTAL INFANTIL EM ATENÇÃO BÁSICA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 11(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3368

Edição

Seção

Artigos Científicos