IMPORTÂNCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ariane Gomes dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)
  • Antonio Mariano da Costa Neto Fundação Municipal de Saúde- Teresina
  • Danielle Benigno de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
  • Kayo Alves Figueiredo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Resumo

O objetivo do estudo foi elucidar a importância do curso a distância em saúde da família para a qualificação de profissionais de saúde que atuam na área da atenção primária. Trata-se de um relato de experiência de tutores do curso a distância de Especialização em Saúde da Família, ofertado pela Universidade Aberta do Brasil em parceria com a Universidade Federal do Piauí. Inicialmente houve uma seleção de alunos com avaliação de currículo, para dessa forma contemplar especificamente trabalhadores da atenção básica. Houve um encontro inicial presencial com todos os alunos e tutores para que todos tomassem conhecimento sobre a finalidade do curso. Os alunos mensalmente tiveram uma aula presencial de cada módulo do curso e foram avaliados diariamente por meio da participação em fóruns e atividades na plataforma online.  Os discentes inicialmente apresentaram dificuldades de discussão e interação nos fóruns, postavam somente informações isoladas. No entanto, os tutores instigaram a participação e troca de experiências em busca de ações necessárias para melhoria da assistência desempenhada por profissionais de saúde que atuam na atenção básica. Posteriormente, os alunos já mostravam problemas e se aperfeiçoavam nas possíveis soluções, isso contribuiu para o crescimento profissional dos discentes. Notou-se que a educação a distância é de extrema relevância para a efetivação da educação permanente dos profissionais da área da saúde da família. As ferramentas utilizadas possibilitam a realização de cursos de qualificação profissional de pessoas que buscam aprimorar seus conhecimentos e encontram barreiras nos cursos presenciais.

PALAVRAS- CHAVE: Educação a distância; Saúde; Internet

Biografia do Autor

Ariane Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-graduação Nível-Mestrado da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Urgência e Emergência (UNIPÓS), Especialista em Unidade de Terapia Intensiva (UNIPÓS). Servidora Pública no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e na Fundação Municipal de Saúde (Maternidade Wall Ferraz). Professora e coordenadora do curso de enfermagem na faculdade IESM. Tecnóloga em Radiologia Médica pelo Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Piauí.

Antonio Mariano da Costa Neto, Fundação Municipal de Saúde- Teresina

Enfermeiro da Fundação Municipal de Saúde de Teresina-PI. Especialista em Gestão em Saúde.

Danielle Benigno de Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Dentista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Especialista em Ortodontia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestranda em Ciências e Saúde – UFPI.

Kayo Alves Figueiredo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Farmacêutico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2017-01-26

Como Citar

Santos, A. G. dos, Costa Neto, A. M. da, Andrade, D. B. de, & Figueiredo, K. A. (2017). IMPORTÂNCIA DE CURSOS A DISTÂNCIA PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 10(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/3973

Edição

Seção

Relato de Experiência