SÍNDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD POR ESPOROTRICOSE

Autores

  • Ivan Motta Rennó Grilo Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Fabio Ribeiro Azevedo da Silva Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Luís César Lopes
  • Bruna Fortes Iglesias

Resumo

A Síndrome oculoglandular de Parinaud (SOP) refere-se a um tipo de conjuntivite unilateral associada à linfadenite regional ipsilateral e, ocasionalmente, há sintomas constitucionais. Dentre as variedades de agentes infecciosos que podem causar a síndrome, neste trabalho será relatado um caso de SOP por esporotricose ocular com acometimento tardio de linfonodos axilares. A esporotricose representa uma zoonose em ascensão especialmente no Rio de Janeiro. Retratar as apresentações clínicas e progressão da doença até o correto diagnóstico etiológico é de suma importância para a instituição do tratamento específico, de maneira a evitar tanto sua transmissão como os casos disseminados da doença e seus potenciais riscos a saúde.

Biografia do Autor

Ivan Motta Rennó Grilo, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, RJ. 

Fabio Ribeiro Azevedo da Silva, Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Acadêmico do Curso de Medicina da Universidade do Grande Rio – Prof. José de Souza Herdy – UNIGRANRIO, Rio de Janeiro, RJ.

Luís César Lopes

Professor do Curso de Medicina da UNIGRANRIO e orientador da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso.

Bruna Fortes Iglesias

Médica Oftalmologista do Hospital da Polícia Militar de Niterói

Downloads

Publicado

2017-07-28

Como Citar

Rennó Grilo, I. M., Azevedo da Silva, F. R., Lopes, L. C., & Iglesias, B. F. (2017). SÍNDROME OCULOGLANDULAR DE PARINAUD POR ESPOROTRICOSE. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 11(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/4469

Edição

Seção

Relatos de Caso