AUTOPERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO CÂNCER DE BOCA

Autores

  • Eliel Bonmann Rangel Consultório Privado
  • Deison Alencar Lucietto Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense.
  • Letícia Stefenon Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul (FASURGS)

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a autopercepção de cirurgiões-dentistas (CD) sobre conhecimentos e práticas frente ao câncer (CA) de boca. Tratou-se de pesquisa observacional transversal, realizada no município de Lagoa Vermelha/RS. Todos os 48 profissionais atuantes no SUS e em consultórios privados foram convidados a participar. A coleta de dados foi realizada com 35 CDs através de questionário autoaplicado com questões de múltipla escolha. Identificou-se adequado nível de conhecimento sobre o papel do álcool e do tabaco como fatores de risco e sobre o aspecto clínico inicial da doença, referindo-se a ulcerações indolores. Houve limitações sobre o conhecimento do papel de outros fatores e seu possível envolvimento no CA. Embora os CDs tenham avaliado de forma positiva o ensino obtido na graduação e realizado cursos de atualização, a autoavaliação realizada sobre seu nível de segurança frente ao diagnóstico e à prevenção do CA de boca evidenciaram lacunas nos seus conhecimentos. Quanto às práticas clínicas, a maioria dos profissionais realizava adequadamente o exame da cavidade bucal e a anamnese dos pacientes. Entretanto, uma parcela considerável não se sentia capacitada para a realização de biópsias e para o diagnóstico da doença. Tendo em vista a elevada prevalência do CA de boca e a importância de seu diagnóstico precoce, os achados reforçam a necessidade de investimentos constantes em educação continuada para a formação dos CDs.

Biografia do Autor

Eliel Bonmann Rangel, Consultório Privado

Cirurgião-dentista pela FASURGS (2015).

Deison Alencar Lucietto, Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal Fluminense.

Cirurgião-dentista (UFSM, 2002), Mestre em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2005) e Doutor em Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2012). Professor do Departamento de Saúde e Sociedade do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense.

Letícia Stefenon, Faculdade Especializada na Área de Saúde do Rio Grande do Sul (FASURGS)

Graduação em Odontologia (UPF, 2003), Mestrado Profissional em Odontologia (São Leopoldo Mandic, 2008), Mestrado em Clínica Odontológica (UPF, 2012), Doutorado em Clínica Odontológica em andamento (São Leopoldo Mandic, 2016-). Professora das disciplinas de Patologia Geral, Patologia Oral e Estomatologia FASURGS.

Downloads

Publicado

2019-03-03

Como Citar

Bonmann Rangel, E., Lucietto, D. A., & Stefenon, L. (2019). AUTOPERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS SOBRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EM RELAÇÃO AO CÂNCER DE BOCA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 12(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/5420

Edição

Seção

Artigos Científicos