DIREITOS E DEVERES: O CONHECIMENTO DOS USUÁRIOS DO SUS

Autores

Resumo

O Ministério da Saúde, com o objetivo de esclarecer e informar os direitos e deveres dos cidadãos enquanto usuários da saúde, elaborou a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde aprovada em 17 de junho de 2009, para que estes possam receber atendimento digno,qualificado e humanizado nos estabelecimentos públicos e privados de saúde. Esta pesquisa objetivou analisar os conhecimentos dos usuários que frequentam e recebem atendimento na Clínica Escola UCDB, em relação aos seus direitos e deveres frente ao Sistema Único de Saúde (SUS). Trata – se de um estudo qualitativo de corte transversal. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários estruturados em linguagem clara e direta, sendo um sócio demográfico e um segundo questionário específico com questões abertas. Dos 22 participantes da pesquisa, 18% (n=4) são do sexo masculino e 82% n= 18 sexo feminino. Quanto à idade e etnia, variou de 18 a 69 anos (média ± desvio padrão) de 47,81 anos e 50 %, n= 11 de caucasiano, respectivamente. Dentre os resultados encontrados destacou-se a falta de informação do profissional da saúde com o usuário sobre seus direitos. Os usuários destacaram como dever o pagamento de impostos e 100% dos entrevistados não obtiveram acesso a Carta de direitos dos usuários da saúde. Há necessidade de ressaltar a importância da capacitação dos profissionais para educar, orientar e respeitar a capacidade de autonomia dos usuários, tornando-os parte efetiva do processo.

Palavras-chave: SUS, direito e usuário.

Biografia do Autor

Patricia Delevatti Ferreira, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Católica Dom Bosco (2015). Especialista em Obstetrícia e Neonatal pela Universidade Estadual do Paraná (2018). Atuou como Enfermeira Assistencial no Hospital Santa Casa de Campo Grande na linha materno infantil. Atua como docente dos cursos técnicos e de qualificação profissional do eixo tecnológico Ambiente e Saúde ofertado pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

  

Alex Nascimento de Almeida, Universidade Católica Dom Bosco

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica Dom Bosco (2015), Especialista em Auditoria de Serviços e Sistemas de Saúde pela Unifej/Unespar (2017). Atuou como enfermeiro assistencial no Centro de Terapia Intensiva no Hospital do Coração de Mato Grosso do Sul, exerce atividade de enfermeiro auditor, com passagem pelo Hospital do Coração e Santa Casa de Campo Grande, atualmente no Hospital Unimed.

Maria Luisa Ferreira Nantes, Universidade Católica Dom Bosco

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Católica Dom Bosco (2015), Especialista em Assistencia nas Urgencias e Emergencias Pré e Intrá Hospitalares - CTI (2017). Atua como Enfermeira Assistencial no Hospital Municipal de Ivinhema.

Lizandra Álvares Felix Barros, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2002), Especialização em Terapia Intensiva pela Universidade do Oeste Paulista e Mestrado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2012). Atualmente é professora do Curso de Graduação em Enfermagem e pesquisadora (UCDB), professora convidada na Pós Graduação em Pediatria e Neonatologia (NOVOESTE) e Pós-graduação Lato sensu em Neonatologia e pediatria hospitalar (INSPIRAR), além de atuar junto ao Conselho Regional de Enfermagem (MS) como membro da Câmara Técnica de Educação. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação e ética em Enfermagem, Consultoria em Gestão da Saúde, Farmacoepidemiologia, Sistematização da Assistência da Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso, Saúde da Criança, Cardiopatia Congênita e Urgência e Emergência.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Delevatti Ferreira, P., Nascimento de Almeida, A., Ferreira Nantes, M. L., & Álvares Felix Barros, L. (2021). DIREITOS E DEVERES: O CONHECIMENTO DOS USUÁRIOS DO SUS. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 15(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/6119

Edição

Seção

Artigos Científicos