ABORDAGEM MULTIPROFISIONAL QUANTO AO USO E ABUSO DE DROGAS DURANTE A GESTAÇÃO: Usuárias do CAPS AD III

Autores

  • Mainara Vasconcelos Pereira Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus Vitória da Conquista-BA
  • Ama Mylena Barbosa Macêdo Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus Vitória da Conquista-BA.
  • Carla Soares de Lima Mattos Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus Vitória da Conquista-BA.

Resumo

O artigo possui o objetivo de problematizar a abordagem multiprofissional no CAPS ADIII da Cidade de Vitória da Conquista, para gestantes usuárias de drogas dessa unidade.  Isso porque, as drogas são substâncias que alteram as funções cerebrais e mudam a percepção, humor e comportamentos. Tal elemento utilizado na gestação ocasiona ao feto, morbidades e/ou aborto. Para evitar essas consequências, médicos ou enfermeiros da UBS devem-se, nas primeiras consultas de pré-natal, rastrear as gestantes dependentes das psicotrópicas, objetivando encaminhá-las ao CAPS ADIII. O estudo foi de caráter descritivo, exploratório, qualitativo de corte transversal. A coleta de dados foi por meio da aplicação de uma entrevista, utilizando a TALP. A pesquisa resultou em uma contribuição da compreensão de como é a abordagem e papel da equipe multiprofissional do CAPS ADIII, apontando às dificuldades e desafios enfrentados pela equipe na prática de suas atividades, na tentativa de incorporar não somente os cuidados físicos, mas também à abordagem psicológica e social. Considera-se a construção de uma diretriz específica para o tratamento das gestantes usuárias de drogas, uma vez que isso visa proporcionar uma melhor e eficaz articulação entre os CAPS ADIII e as UBS.

 Palavras-chave: Drogas. Gestantes. Abordagem multiprofissional.

Biografia do Autor

Mainara Vasconcelos Pereira, Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus Vitória da Conquista-BA

Mainara Vasconcelos, Discente do curso em Bacharel em Enfermagem, do Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, campos Vitória da Conquista.

Ama Mylena Barbosa Macêdo, Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus Vitória da Conquista-BA.

Ana Mylena Barbosa Macêdo, Discente do curso em Bacharel em Enfermagem, do Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, campos Vitória da Conquista.

Carla Soares de Lima Mattos, Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, Campus Vitória da Conquista-BA.

Carla Soares de Lima Mattos, Doscente do curso em Bacharel em Enfermagem, do Centro Universitário Faculdade de Tecnologia e Ciências, campos Vitória da Conquista.

Downloads

Publicado

2022-08-06

Como Citar

Vasconcelos Pereira, M., Barbosa Macêdo, A. M., & Soares de Lima Mattos, C. (2022). ABORDAGEM MULTIPROFISIONAL QUANTO AO USO E ABUSO DE DROGAS DURANTE A GESTAÇÃO: Usuárias do CAPS AD III. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 16(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/6337

Edição

Seção

Artigos Científicos