PERFIL DE REEDUCANDAS MATO-GROSSENSES: UMA ANÁLISE DE QUATRO ANOS DE COORTE
Resumo
Objetivo: Analisar o perfil sociodemográfico e prisional das reeducadas em 2016, 2017, 2018 e 2019 na região médio norte de Mato Grosso.
Metodologia: Trata-se de um estudo de coorte aberta, analisando resultados ao decorrer de 4 anos. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2016, 2017, 2018 e 2019 através de entrevista individual baseada em formulário semiestruturado, com todas as reeducadas em regime provisório e condenadas da Cadeia Pública do Médio Norte mato-grossense. Os dados foram analisados através da estatística descritiva.
Resultados: O perfil predominante nos 4 anos da coorte foi de mulheres autodeclaradas pardas, com faixa etária entre 18 e 31 anos, solteiras, com ensino fundamental, donas de casa, com 2 a 4 filhos, detidas pelo crime de tráfico de drogas, sem histórico de antecedentes criminais e com período de reclusão de até dois anos. Histórico de violência é relatado pela maioria com prevalência na violência física. Apenas metade das mulheres receberam visitas familiares, sendo que as únicas visitas íntimas mencionadas foram as de parceiros homossexuais. Adicionalmente observou-se crescimento considerável de mulheres que começaram a cursar o ensino fundamental e médio durante o cárcere.
Conclusão: Diante das vulnerabilidades encontradas constata-se que as estratégias em ambiente prisional devem englobar a complexidade das peculiaridades vivenciadas pelas encarceradas.