CORRELAÇÕES ENTRE FADIGA, DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE MULHERES EM QUIMIOTERAPIA

Autores

Resumo

Objetivo: Avaliar a presença e possíveis correlações entre fadiga, depressão e qualidade de vida relacionada à saúde em mulheres com câncer de mama e ginecológico durante quimioterapia. Metodologia: Estudo exploratório e transversal, realizado com 54 mulheres na Central de Quimioterapia de um hospital universitário, no período de setembro/2017 a dezembro/2019. Instrumentos utilizados: questionário sociodemográfico e clínico-terapêutico, Escala de Fadiga de Piper, Inventário de Depressão de Beck e Quality of Life Questionnaire-Core30. Resultados: Predominaram mulheres com câncer de mama, com fadiga de leve intensidade e sem depressão, contudo destaca-se que nove apresentaram fadiga clinicamente significante e 12 relataram sinais e sintomas indicativos de depressão. Os escores de estado geral de saúde, das funções cognitivas, social, física e desempenho de papel foram considerados satisfatórios, os sintomas prevalentes foram insônia, fadiga, dor e perda de apetite. Houve correlações moderadas entre os itens dos instrumentos, sendo que quanto maiores os escores de fadiga e depressão, maiores foram os sintomas e menores as escalas funcionais de qualidade de vida. Conclusões: A presença de fadiga e depressão correlacionou-se moderadamente com outros sintomas e podem influenciar a qualidade de vida relacionada à saúde destas mulheres.

Biografia do Autor

Adriana Cristina Nicolussi, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira, Mestre em Enfermagem Fundamental, Doutora em Ciências. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar (DEAH) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Ttriângulo Mineiro (UFTM).

Downloads

Publicado

2023-07-18

Como Citar

Nicolussi, A. C., Dias, M. C. G., Miranda, L. F., Silva, R. C., Isaac, A. F. B., & Mendes, A. S. (2023). CORRELAÇÕES ENTRE FADIGA, DEPRESSÃO E QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE DE MULHERES EM QUIMIOTERAPIA. Revista Rede De Cuidados Em Saúde, 17(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/rcs/article/view/7935

Edição

Seção

Artigos Científicos