QUÍMICA: UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Resumo
Este texto propõe um debate sobre currículo, alfabetização científica e formação docente em química como aspectossignificativos para a educação do cidadão na contemporaneidade. Defende que a escola deve ser concebida como
lugar de produção de saberes e que a prática do professor de Química seja encarada como um conjunto de ações que
se baseiam em saberes válidos que precisam ser considerados nos programas de formação inicial e continuada de
professores. Nesse sentido, o conhecimento químico se associa a habilidades, competências e valores, contribuindo
para a compreensão da realidade e da natureza, para o reconhecimento das possibilidades e das limitações dos
métodos da Ciência, para a melhoria do bem-estar humano e para a tomada de consciência das complexas relações
entre ciência e sociedade, através da análise crítica e do posicionamento frente a questões sociais, ambientais,
tecnológicas, éticas e econômicas. A química, portanto, se constitui em um valioso instrumento educativo para a
formação de cidadãos, habilitando-os a tomar decisões e participar da resolução de problemas que têm surgido nas
sociedades atuais como conseqüência do uso das tecnologias e dos conhecimentos científicos.
Downloads
Publicado
2011-12-21
Como Citar
Del Pino, J. C., & Frison, M. D. (2011). QUÍMICA: UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 1(1). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1585
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.