A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as professoras, suas concepções e práticas

Autores

  • Ricardo Saraiva Diniz CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Resumo

Este artigo é o resultado da análise das relações entre as concepções de Matemática adotadas pelas professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e suas práticas em sala de aula. Participaram da pesquisa que deu suporte ao artigo quatro alunas que cursavam, à época, o sexto período do curso Normal Superior. Através de entrevistas, as professoras falaram de suas experiências com a Matemática na escola, ainda alunas, revelando a maneira como construíram sua concepção a respeito dessa disciplina, e como conduzem suas aulas agora como professoras, ou seja, quais estratégias utilizam para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática para seus alunos. O discurso das professoras expôs sua considerável dificuldade em entender o conteúdo da Matemática. Durante as entrevistas, foi possível identificar momentos da vida escolar que contribuíram para que essa dificuldade se configurasse como concepção negativa. As respostas dadas às perguntas enfatizavam necessidades cotidianas dos alunos como meio para conduzir as situações de aprendizagem, embora deixassem transparecer que na prática isso não ocorria. Assim, foi possível perceber que as professoras não veem a Matemática como ciência que acompanha o homem em suas necessidades, mas como ciência pronta e acabada, que não deve ser questionada.

Biografia do Autor

Ricardo Saraiva Diniz, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

Licenciado em Matemática, Especialista em educação matemática, Mestre em Educação. Professor Efetivo de matemática da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais no Ensino Médio há 17 anos e Professor de Matemática do Centro Universitário UNA

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Publicado

2014-02-11

Como Citar

Diniz, R. S. (2014). A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as professoras, suas concepções e práticas. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1786