A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as professoras, suas concepções e práticas
Resumo
Este artigo é o resultado da análise das relações entre as concepções de Matemática adotadas pelas professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental e suas práticas em sala de aula. Participaram da pesquisa que deu suporte ao artigo quatro alunas que cursavam, à época, o sexto período do curso Normal Superior. Através de entrevistas, as professoras falaram de suas experiências com a Matemática na escola, ainda alunas, revelando a maneira como construíram sua concepção a respeito dessa disciplina, e como conduzem suas aulas agora como professoras, ou seja, quais estratégias utilizam para facilitar o processo de ensino-aprendizagem da Matemática para seus alunos. O discurso das professoras expôs sua considerável dificuldade em entender o conteúdo da Matemática. Durante as entrevistas, foi possível identificar momentos da vida escolar que contribuíram para que essa dificuldade se configurasse como concepção negativa. As respostas dadas às perguntas enfatizavam necessidades cotidianas dos alunos como meio para conduzir as situações de aprendizagem, embora deixassem transparecer que na prática isso não ocorria. Assim, foi possível perceber que as professoras não veem a Matemática como ciência que acompanha o homem em suas necessidades, mas como ciência pronta e acabada, que não deve ser questionada.Downloads
Publicado
2014-02-11
Como Citar
Diniz, R. S. (2014). A MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: as professoras, suas concepções e práticas. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1786
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que enviarem seus artigos concordam, no ato da submissão, com a cessão dos direitos autorais, tanto na versão impressa como na versão eletrônica dos trabalhos apresentados. Após a data de publicação, as reproduções dos artigos deverão ser realizadas com a autorização da Revista e devida citação da publicação original. O teor do conteúdo apresentado pelos artigos publicados pela revista são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da Comissão Editorial e do Conselho Editorial da Revista de Educação, Ciências e Matemática.