NICOLAS BOURBAKI E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA

Autores

  • Agnaldo da Conceição Esquincalha Fundação CECIERJ/PUC-SP

Resumo

O presente artigo traz uma breve apresentação sobre a história de Nicolas Bourbaki, pseudônimo de um grupo de matemáticos, quase todos franceses, que se reuniu para escrever um tratado de Análise e acabou por reorganizar boa parte da Matemática desenvolvida até então, tomando como princípios a unidade da Matemática, as estruturas-mães (algébricas, topológicas e de ordem) e o método axiomático. O texto trata também do Movimento Matemática Moderna, instaurado em diversos países entre as décadas de 1960 e 1970, reformulando os currículos de Matemática Escolar desde as séries iniciais até o que conhecemos hoje como Ensino Médio. Por fim, discute-se a relação entre as propostas de Bourbaki e o Movimento Matemática Moderna.

Biografia do Autor

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Fundação CECIERJ/PUC-SP

Doutorando em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Matemática Aplicada e Computação Científica, Especialista em Instrumentação para o Ensino de Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Licenciado em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Coordenador da Área de Matemática na Diretoria de Extensão da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ), e como Professor Adjunto das Faculdades Souza Marques. Atua ainda como coordenador da área de Matemática dos projetos de Formação Continuada para professores de Matemática e Reforço Escolar, parcerias entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, SEEDUC-RJ, e a Fundação CECIERJ. Foi Coordenador Geral de Tutoria dos Cursos de Pós-Graduação a Distância do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino do Instituto de Matemática da UFF, oferecidos no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), Tutor em Cursos de Formação Continuada em Matemática para Professores das Séries Iniciais, oferecidos pelo Sistema UNO, Coordenador da Área de Matemática do Departamento de Mídias Digitais da Diretoria de Material Didático da Fundação CECIERJ, Professor Substituto do Departamento de Didática/Setor Matemática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dos Departamentos de Formação de Professores, Educação Matemática, e, Matemática e Desenho da UERJ, do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exatas da UFRRJ, da Universidade Gama Filho (UGF), da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), além de ter lecionado na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na Formação do Professor de Matemática, Mediação Pedagógica para EaD, Gestão de Cursos a Distância, Tecnologia Educacional e Produção de Material Didático para o Ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2014-02-13

Como Citar

Esquincalha, A. da C. (2014). NICOLAS BOURBAKI E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 2(3). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/1865