VISUALIZAÇÃO OU ILUSÃO ÓTICA: O QUE DIZEM OS MESTRANDOS

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano de Santa Maria

Resumo

Este trabalho aborda uma pesquisa qualitativa realizada com sete estudantes de um Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática, a qual teve como objetivo investigar como alunos, ao iniciarem uma disciplina de Geometria, interpretavam uma figura de ilusão ótica e uma representação geométrica específica. As habilidades de percepção e representanção espacial são relevantes para o investigador na construção de pensamento geométrico e podem ser desenvolvidas, constituindo-se num campo de pesquisa atual. Os dados coletados, por meio de registros escritos dos alunos, mostraram que, mesmo sendo eles professores atuantes na escola básica, a maioria apresenta dificuldades na interpretação de imagens, quer geométricas, quer de ilusão ótica. O artigo finaliza com a sugestão de três atividades que podem ser realizadas para o desenvolvimento dessas habilidades visuais necessárias na formação inicial e continuada de professores.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano de Santa Maria

Licenciado em Matemática pela Universidade Católica de PelotasEspecialista em Análise Matemática pela Universidade Federal de PelotasMestre em Matemática pela Universidade Federal de Santa CatarinaDoutor em Educação (matemática) pela Universidade Federal do ParanáProfessor Titular Aposentado pela Universidade Federal do Rio Grande - furgProfessor do Mestrado Profissional em Ensino de Fisica e de Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa MariaEditor da Revista Vidya

Downloads

Publicado

2014-03-23

Como Citar

Pinto Leivas, J. C. (2014). VISUALIZAÇÃO OU ILUSÃO ÓTICA: O QUE DIZEM OS MESTRANDOS. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2113