TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE JOVENS DA ROCINHA
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo sobre a participação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) na constituição identitária de jovens moradores da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro. Examina, especialmente, como estes alunos utilizam as tecnologias e as empregam na construção do sentido de lugar. Os participantes do estudo foram adolescentes de uma turma do nono ano de uma escola da rede municipal do Rio de Janeiro. A metodologia adotada foi qualitativa, de abordagem etnográfica, com um viés participante e colaborativo. Resultados indicam que as TIC fazem parte realidade do jovem, revelando a existência de um continuum entre os espaços de interação e comunicação, hibridizando o real e o virtual. Nas redes sociais os jovens ampliam as relações com círculos sociais já existentes, construindo identidades fluidas e diversas. Conclui-se que o ensino, tanto das ciências humanas, como naturais, deve considerar as alterações recentes nas identidades e culturas juvenis, buscando metodologias e abordagens pedagógicas que sejam consoantes com seus múltiplos espaços de vivência.Downloads
Publicado
2014-03-24
Como Citar
Barreto Junior, A. O., Puggian, C., & Félix, I. P. F. (2014). TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO QUALITATIVO SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE JOVENS DA ROCINHA. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 3(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2332
Edição
Seção
Artigos
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