APRENDENDO COM A EXPERIÊNCIA DE UMA SALA-AMBIENTE

Autores

  • Carlos Alberto Sanches Pereira UNIFOA
  • Leonardo Mello de Souza UNIFOA e Universidade Estácio de Sá
  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes UNIFOA
  • Gabriela Girão de Albuquerque UNIFOA
  • Maria da Conceição Vinciprova Fonseca UNIFOA

Resumo

Este artigo visa compartilhar uma experiência de abordagem lúdica de ensino, na construção, com materiais alternativos, de uma sala-ambiente representando simbolicamente a circulação cardiovascular. O intuito foi aumentar a performance dos alunos participantes na retenção desse conhecimento, cujo aspecto teórico havia sido apresentado anteriormente. Os alunos do curso de Biologia (n=42) puderam, sob a orientação do professor responsável pela disciplina, vivenciar uma simulação do modo como a circulação cardiovascular ocorre, na representação criada na sala ambiente, onde visitantes eram orientados sobre o funcionamento da circulação cardiovascular e o professor avaliava o desempenho dos alunos por meio de questões para medir o aprendizado (erros e acertos). Os resultados apontam uma frequência elevada (94%) no número de acertos. Associado ao bom aproveitamento do conteúdo está o fato de que a realização da sala ambiente revelou alto grau de comprometimento por parte dos alunos, que se mostraram muito dedicados tanto durante a sua construção quanto nos momentos de apresentação aos visitantes. Assim, além de otimizar a aprendizagem de conteúdos com a ligação entre a teoria e a experiência, possibilitada pela representação do real com a sala-ambiente, os alunos participantes dessa atividade desenvolveram seu comprometimento e poderão, futuramente,  utilizar essa prática para dinamizar o ensino de ciências em suas vidas profissionais.

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Publicado

2014-12-29

Como Citar

Sanches Pereira, C. A., Mello de Souza, L., Ribeiro de Almeida Guedes, M., Girão de Albuquerque, G., & Vinciprova Fonseca, M. da C. (2014). APRENDENDO COM A EXPERIÊNCIA DE UMA SALA-AMBIENTE. Revista De Educação, Ciências E Matemática, 4(2). Recuperado de https://publicacoes.unigranrio.edu.br/recm/article/view/2432